Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caps de Boa Vista do Tupim passa a oferecer tratamento intensivo aos usuários

caps
Sede do Centro de Atenção Psicossocial de Boa Vista do Tupim | FOTO: Cell Santos/Ascom |

O Centro de Atenção Psicossocial de Boa Vista do Tupim (Caps), na Chapada Diamantina, começou a oferecer tratamento intensivo às pessoas com transtornos mentais. Desde que foi inaugurado, o espaço oferecia apenas tratamento semi-intensivo, com consultas médicas e disponibilidade de medicamentos. De acordo com a enfermeira e coordenadora do Caps, Priscila Oliveira, os pacientes passaram por uma triagem antes de começar o tratamento. “Fizemos um acompanhamento nas residências destas pessoas e vimos que elas poderiam ficar aqui conosco, que poderíamos oferecer muito mais”, conta.

Enfermeira e coordenadora do Caps, Priscila Oliveira | FOTO: Cell Santos/Ascom |

Os pacientes do intensivo passam o dia no centro psicossocial fazendo atividades educativas, recebem café da manhã, almoço e lanches nos intervalos. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h. “Recebemos um paciente que vivia nas ruas, abandonado. Hoje percebemos que ele está mais tranquilo. As pessoas se sentem acolhidas aqui”, disse a secretária de Assistência Social, Karina Trabuco. O espaço conta ainda com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicanalistas, além de oferecer tratamento a todo o município.

O Caps é um serviços de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS) que acolhe pacientes com transtornos mentais, estimulando sua integração social e familiar. Em Boa Vista do Tupim, é a primeira vez que centro psicossocial é implantado na cidade.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas