Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Show de ‘Seu Maxixe’ bate recorde de público na 31ª Festa dos Vaqueiros de Wagner

foto
A população lotou a praça de eventos em Wagner para acompanhar os shows da Festa dos Vaqueiros | FOTO: Divulgação/PMW |

O último final de semana foi de festa no município de Wagner, na Chapada Diamantina, com a realização da 31ª Festa dos Vaqueiros. O evento começou de fato na quinta-feira (7), com a inauguração da Casa de Cultura, já na sexta-feira (8), aconteceu o desfile do bloco “Encanta Eu”. No sábado (8), além da tradicional corrida de jegue, teve o show da banda ‘Seu Maxixe’, que lotou a Praça 2 de Julho, circuito da folia, batendo recorde de público em comparação aos anos anteriores. Durante o tradicional evento, que movimentou a cidade e a região nesta primeira quinzena de maio, a banda ‘Seu Maxixe’ tocou de tudo, desde as modas de viola apreciadas pelos lavradores e boiadeiros, até o pagode e o axé, gêneros musicais que se propagam com sucesso na Bahia.

O desfile pelas ruas da cidade trouxe à frente da comitiva a comissão organizadora, além da rainha e princesa do evento | FOTO: Divulgação/PMW |

Leia também:
Chapada: Casa de Cultura em Wagner amplia acesso à arte e projetos culturais
Chapada: Otto Alencar visita município de Wagner e promete construção de nova praça

No domingo (9), ponto alto da festa, aconteceu a benção aos vaqueiros e o desfile pelas ruas da cidade. À frente da comitiva de vaqueiros de toda a região, puxava o desfile a comissão organizadora, formada pelo presidente Américo Mendes e o vice Zé Vaqueiro. Exaltando a beleza feminina, vinham também no cortejo a rainha Jaine do Carmo Carvalho e a princesa Micele Oliveira Araújo, além da rainha e da princesa mirins, que foram um inovação do cortejo de 2015. “Este ano a nossa festa inova trazendo além das duas rainhas, mais duas princesas, prestigiando a categoria mirim. Premiamos também o ‘vaqueiro bagaceira’, o melhor grupo, o melhor cavalo e o campeão das argolinhas”, disse o presidente da comissão, Américo Mendes.

As competições da vaqueirama da região distribuiu o prêmio de R$ 18 mil | FOTO: Divulgação/PMW |

De acordo com os organizadores, a Festa dos Vaqueiros contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Wagner e gerou renda e divisa para a cidade, até a passarela do álcool esteve lotada de foliões todos os dias. A disputa pelo prêmio na competição de argolinha atraiu a vaqueirama de vários municípios da região. Os prêmios, no total de R$ 18 mil, foram disputados por vaqueiros como os encourados Valtermir Bispo Matos, da Fazenda Santa Cruz, do município de Lajedinho, Alexandro Ribeiro da Silva, que é vaqueiro desde menino e Ivan Pereira Souza, do município de Mundo Novo, que concorria na categoria vaqueiro em pano.

“Faz 10 anos que participei desta festa, e estou voltando para ganhar a competição”, afirmou Ivan Souza. Já o jovem Gesivaldo Santos da Silva, que completou 26 anos no domingo, dia da competição, representou a Fazenda Vera Cruz, do município de Ruy Barbosa. “Estou aqui para competir e ganhar. Já ganhei em outras competições realizadas em municípios como Nova Redenção, Ibiquera e Ruy Barbosa”.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens da festa em Wagner:

1 / 9
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas