Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: 35ª Festa dos Vaqueiros de Boa Vista do Tupim bate recorde de público e movimenta região

boa vista
O desfile da vaqueirama tomou as ruas da cidade e envolveu grupos de vaqueiros de diferentes municípios da Chapada | FOTO: Jornal da Chapada |

O último final de semana (de 15 a 17 de maio) foi de muita festa no município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina. As festividades começaram com a realização da 1ª Feira de Agricultura Familiar, que aconteceu no Parque de Exposição Antônio Rafael e culminou com a tradicional Festa dos Vaqueiros, evento que estava esquecido e que foi resgatado na administração do prefeito João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT.

A 35ª edição da Festa dos Vaqueiros de Boa Vista do Tupim foi organizada este ano por uma comissão formada por Antônio Sapecado (presidente) e Miraldino Gracino (vice-presidente). O evento começou na sexta-feira, dia 15, com o jantar dos vaqueiros, no Parque de Exposição, onde os vaqueiros e moradores do município assistiram ao DVD da festa do ano anterior e foram homenageados com versos e toadas da dupla Buy e Deraldo.

Leia também:
Chapada: Nilo diz que a região precisa de mais políticas públicas durante visita a Boa Vista do Tupim
Chapada: Novo Cras é inaugurado no município de Boa Vista do Tupim
Chapada: Valmir aponta avanços estruturais na gestão do prefeito Gidu do PT em Boa Vista do Tupim
Chapada: Boa Vista do Tupim firma parceria para promoção de políticas de igualdade racial
Chapada: Município com maior número de assentados da Bahia recebe ações para agricultura familiar

No sábado, dia 16, as bandas Sela Vaqueira, Pombinho e sua Sanfona, Marcos Vinícius e a dupla Buy e Deraldo animaram o Forró dos Vaqueiros. O baile este ano mudou para a Praça San Juan, que ficou lotada com um público estimado em 10 mil pessoas, batendo o recorde de anos anteriores. Neste dia de evento, o deputado federal e representante do município no Congresso Nacional, Valmir Assunção (PT-BA), marcou presença e apontou as ações desenvolvidas no município de Boa Vista do Tupim.

Já no domingo, dia 17, aconteceu o desfile dos vaqueiros. Este ano, o cortejo contou com a participação de grupos de vaqueiros de município como Macajuba, Itaberaba, Ruy Barbosa, Wagner, Ibiquera, Iaçu e outros, e percorreu as principais ruas da cidade, levando a festa para os moradores também da periferia.

Os vaqueiros também participaram dos jogos de argolinha, que este ano pagaram R$ 20 mil em prêmios e de uma missa dedicada a eles | FOTO: Divulgação/PMBVT |

O desfile foi puxado pelo carro de som Trovão Azul com o locutor Jorbas Nascimento (Ruy Barbosa), que incentivava e animava a vaqueirama em parceria com a dupla de repentistas e aboiadores Buy e Deraldo (Riachão do Jacuipe). O desfile dos vaqueiros teve a presença do prefeito Gidu, que acompanhou o trajeto montado em um cavalo à frente do cortejo, junto com a comissão organizadora, a princesa e a rainha dos vaqueiros, Ellen Cardoso e Jocilane Nascimento, respectivamente.

“Quero parabenizar e agradecer a todos que estiveram presentes, que participaram da nossa festa e contribuíram para que ela fosse um sucesso. A festa dos vaqueiros estava esquecida, mas graças a Deus conseguimos resgatar esse evento que é tão importante para mim, para o município e principalmente para a cultura vaqueirama”, disse o prefeito Gidu.

Este ano, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, também acompanhou o desfile dos vaqueiros em cima do carro de som Trovão Azul, no domingo. Após o trajeto, a vaqueirama concentrou-se em frente à Igreja Matriz, local onde aconteceu a Bênção aos Vaqueiros. O ato litúrgico foi comandado pelo pároco Jacomo da Diocese de Ruy Barbosa. Na parte da tarde, os vaqueiros participaram dos jogos de argolinha, que este ano pagaram R$ 20 mil em prêmios.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens da Festa dos Vaqueiros:

1 / 14
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas