Ícone do site Jornal da Chapada

Encontro em Senhor do Bonfim debate o I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

foto
O secretário executivo do GGSAN, Flávio Bastos, destacou os avanços conquistados nos últimos anos | FOTO: Reprodução |

A Casa Civil do Governo da Bahia realizou, através do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), o Encontro Regional de Consulta Pública ao I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, no município de Senhor do Bonfim, no nordeste da Bahia. Durante o encontro, foram apresentadas as propostas do Plano, que busca promover a segurança alimentar e nutricional, a fim de garantir o direito à alimentação adequada e saudável à população baiana.

Participaram do debate representantes da sociedade civil e do poder público dos territórios de identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina, Irecê, Sertão do São Francisco, Semiárido Nordeste II e Itaparica. As ações englobam a implantação e requalificação de estruturas de abastecimento alimentar, a produção de alimentos, através do fortalecimento da agricultura familiar, a ampliação do acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, educação alimentar e nutricional e o combate à fome.

Com foco na apreciação da minuta do Plano, o evento também contou com a discussão sobre a definição de prioridades para os Territórios de Identidade e com a apresentação de novas propostas para gestores e representantes da sociedade civil, a fim de que mais municípios façam adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

O secretário executivo do GGSAN, Flávio Bastos, destacou os avanços conquistados nos últimos anos na melhoria da segurança alimentar da população baiana através das ações integradas dos governos federal, estadual e municipal. “A participação da sociedade é fundamental no processo da construção de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional. O Governo quer ouvir as pessoas que convivem com diferentes situações e diversidades naturais e culturais”, afirmou Bastos.

A secretária do Colegiado do Piemonte Norte do Itapicuru, Damiana Duarte, salientou que “o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional irá contribuir para a continuidade de projetos que tem mudado a realidade das regiões baianas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Cisternas de Consumo e Produção”.

O processo de consulta pública do I Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional continua. O próximo Encontro será na próxima quinta-feira, 21, em Ibotirama, reunindo os Territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas