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Chapada: Comissão da Assembleia conhece projeto de educação em Morro do Chapéu

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Os parlamentares do colegiado assistiram a apresentação de como funciona o Projeto Aluno Nota Dez | FOTO: Ascom |

O teatro Odilon Costa, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foi o local escolhido para receber nesta quinta-feira (21) a audiência itinerante da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Os parlamentares do colegiado assistiram a apresentação de como funciona o Projeto Aluno Nota Dez e conheceram o Colégio Dr. Edgard Dourado, no distrito de Fedegoso, zona rural do município. A ideia da Comissão de Educação é conhecer casos de sucesso nos municípios para aplicar na rede pública de ensino.

“Morro do Chapéu é referência para a Bahia e para o Brasil”, justifica o presidente do colegiado, deputado Eduardo Salles (PP). Os municípios de Licínio de Almeida e Juazeiro também serão visitados pela Comissão de Educação. A visita ao município da Chapada Diamantina contou ainda com a participação dos deputados Rosemberg Pinto (PT) e Zó (PCdoB), membros da Comissão de Educação.

Os parlamentares estaduais da comissão de educação | FOTO: Ascom |

Projeto
O projeto foi pensado por Luciano Barreto, empresário de Morro do Chapéu. A ideia é simples: a sociedade civil organizada premia os alunos que se destacam no rendimento e frequência escolar. Apenas na Escola Edla Costa, desde a criação do projeto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é de 4,8. No município esse número chega a 3,3. Todo o projeto é gerenciado pela comissão organizadora e não ingerência política.

Os deputados assistiram a palestra que esclareceu como montar a comissão, elaborar as categorias, realizar o credenciamento das escolas, fazer parcerias com a iniciativa privada e organizar a noite de entrega da premiação. “Esse é um dos nossos papéis: conhecer experiências exitosas e tentar disseminar por toda a rede pública”, declarou Eduardo Salles. O segundo destino dos parlamentares foi o Colégio Estadual DR. Edgar Dourado, modelo em infraestrutura adequada e nos planos pedagógico e administrativo.

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