Ícone do site Jornal da Chapada

Baixa procura pela vacina contra a gripe prorroga campanha até 5 de junho

secom
A orientação da Sesab é que todos os municípios devem intensificar as ações estratégicas | FOTO: Reprodução/Secom |

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) será prorrogada até o dia 5 de junho em todo o estado. A medida foi adotada porque não foi alcançada a meta de vacinação que é de imunizar 80% da população alvo, além disso, a chuva também foi um fator complicador para que as pessoas comparecessem a uma sala de vacinação. Na Bahia, a população a ser vacinada é de 3,3 milhões e até a quinta-feira (21) o total de imunizados é 1.096.675 pessoas, dando um percentual de cobertura de 37,23%.

A orientação da Sesab é que todos os municípios devem intensificar as ações estratégicas, com a finalidade de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e idosos a partir de 60 anos, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional..

Prevenção
A principal forma de prevenção em saúde pública para a influenza é a vacinação. A campanha anual, realizada entre aos meses de abril e maio, vem sendo ocorrendo desde 1999, e ao longo dos anos contribuiu para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

De acordo com Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunização, o principal objetivo da campanha de vacinação contra a gripe é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza principalmente na população com idade a partir de 60 anos e crianças entre seis meses e menos de cinco anos.

A influenza é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, cuja ocorrência se observa com maior intensidade no final do outono e durante o inverno. A Organização Mundial de Saúde estima que a cada ano, aproximadamente 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas