Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Biblioteca do Campus Avançado da Uefs em Lençóis está aberta à população

foto1
A coordenação do campus avançado aponta que a biblioteca deve se tornar uma referência para estudos sobre a Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/UEFS |

Um acervo com livros, periódicos, dicionários, enciclopédias, catálogos, teses, dissertações, monografias, projetos, vídeos e CD-ROM. Assim é a Biblioteca do Campus Avançado da Uefs, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, que está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Localizado na Praça Horácio de Matos, o local foi estabelecido como uma política de interação com estudantes, professores e estudantes das escolas locais, pesquisadores das diversas instituições nacionais e internacionais e pessoas da comunidade para buscar referências sobre a Chapada Diamantina, bibliografia histórica, científica ou cultural, em mídias diversas (papel ao digital), que passem pelas diversas linguagens.

De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada pelo Núcleo de Informática e Comunicação da Universidade Estadual de Feira de Santana, a intenção é tornar público o espaço e contribuir para o encantamento com a leitura e com o estudo para a comunidade local e regional. “O espaço já começa a ser procurado por professores e alunos da região, para realizar rodas de leitura e contação de histórias nas escolas de primeiro grau, além de orientação para pesquisas escolares”, aponta trecho do texto.

A biblioteca fica na Praça Horácio de Matos – local estabelecido para interação com estudantes, professores e estudantes das escolas locais | FOTO: Divulgação/UEFS |

A coordenação do campus avançado aponta que a biblioteca deve se tornar uma referência sobre a Chapada Diamantina para pesquisadores e outras instituições nacionais e internacionais, além de iniciar a criação de um polo de multi institucionalidade, atendendo e compartilhando material com outras instituições. A biblioteca também atende aos cursos de formação superior (Parfor) em desenvolvimento e os que serão iniciados no campus de Lençóis.

“A partir da reabertura da biblioteca, o número de pesquisadores interessados tem aumentado, entretanto o público é muito distinto e as prioridades locais estão concentradas na formação de público leitor para o prazer e o estudo, e na identificação de jovens talentos”, completa trecho do texto enviado ao Jornal da Chapada. Os organizadores da biblioteca em Lençóis estão realizando um mapeamento do perfil local e buscando o (re) alinhamento para atender a este perfil. Uma das propostas aponta a possibilidade da criação de uma brinquedoteca, já desenvolvida em Feira de Santana e que poderia ser replicada e adaptada no campus avançado na Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas