Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado apoia atuação da UFSB no interior com oferta de ensino médio para a população

valmir
O deputado federal Valmir Assunção | FOTO: Agência Câmara |

A oferta de ensino médio para a população, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pode se transformar em realidade por meio do projeto de Colégios Universitários, que já atua em comunidades no interior. Essa ação da UFSB pode ser desenvolvida em parceria com órgãos do governo estadual, onde a estrutura acadêmica é colocada para contribuir com a educação em todos os níveis na região. Quem apoia a iniciativa é o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que nesta terça-feira (2) salientou que a proposta de englobar o ensino médio pode tornar a UFSB referência para as universidades brasileiras. “Esperamos que o governo compre essa proposta protagonizada pelo reitor Naomar Almeida. Os ‘colégios’ já possibilitam que os estudantes passem metade do curso nas suas cidades de origem, estudando em seu próprio município. E será por meio deles que o ensino médio será desenvolvido”, frisa Assunção.

A reitoria da UFSB apresentou ao governo da Bahia uma proposta articulada em todas as suas instâncias com o objetivo de contribuir com a qualificação do ensino da rede pública em seu território de abrangência. Assim, a universidade, por meio de cooperação com a Secretaria Estadual de Educação (SEC), com a ajuda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Cultura (Secult), pretende ampliar essa atuação dos Colégios Universitários. “Sem dúvida é uma proposição inovadora e possível, por que parte da visão da universidade em dialogar com a região em que está localizada e se colocar como instrumento de desenvolvimento social de todo o território. Há uma predisposição dos governos federal e estadual, ambos petistas, de inovar e priorizar as políticas de educação”, completa Valmir. A UFSB foi criada em 2013 e possui sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Os Colégios Universitários são novidades e a rede, formada em diversos municípios, já foi batizada com o nome de Anísio Teixeira.

Para fortalecer a proposta, as unidades da rede estadual de ensino médio que abrigam Colégios Universitários da UFSB participarão do programa mediante processo aberto de adesão e as escolas selecionadas requalificadas pela SEC como Centros de Ensino Médio Integral em tempo integral (CEMI), funcionando durante o dia. Durante a noite, implantam-se os Centros Noturnos de Educação (CNE) para acolher estudantes em defasagem idade-série, estudantes trabalhadores e alunos/as do EJA. No âmbito da SEC, a UFSB propõe a modificação na atual situação da rede estadual de ensino médio. As escolas da rede estadual que abrigam todo o complexo de ensino serão reconfiguradas. Já no âmbito da UFSB, cabe a ampliação da abrangência da Rede Anísio Teixeira, na medida em que cada Colégio Universitário passa a incluir o respectivo CEMI e estruturas correlatas, além de promover a readequação institucional para as novas responsabilidades.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas