Ícone do site Jornal da Chapada

Joseph Blatter renuncia à presidência da Fifa após 17 anos no poder e convoca novas eleições

blatter
Joseph Blatter anunciou que renunciou ao cargo de presidente da entidade | FOTO: Reprodução |

Quatro dias após ser reeleito presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter anunciou que renunciou ao cargo de presidente da entidade. Ele convocará novas eleições entre dezembro de 2015 e março de 2016. Blatter foi reeleito para o seu quinto mandato à frente da entidade na última sexta-feira (29) em meio ao escândalo de corrupção da Fifa. Na última quarta-feira (27), sete cartolas da Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos em Zurique a pedido das autoridades americanas sob acusação de corrupção.

Na eleição, o suíço venceu seu único adversário, o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein. O príncipe desistiu de participar do segundo turno depois que Blatter obteve 133 votos na primeira primeira votação entre 209 federações. Pelas regras, como nenhum dos dois candidatos atingiu dois dois terços dos votos, haveria a necessidade de um segundo turno, quando então se exige apenas maioria simples.

Com os 133 votos, Blatter já tinha, em tese, essa maioria. O príncipe, que conquistou 73 votos, então abriu mão da disputa. Três votos foram nulos. A reeleição de Blatter era esperada por contar com o apoio de cinco das seis confederações continentais. Apenas a Uefa, que dirige o futebol europeu, apoiou o príncipe da Jordânia. As informações são da Folha de S. Paulo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas