Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Corpus Christi é celebrado no município de Rio de Contas nesta quarta e quinta

foto
O evento mantém todas as tradições, desde o novenário, que se iniciou há alguns dias, até a preparação e celebração | FOTO: Rita Barreto |

O dia de Corpus Christi é comemorado com muita fé e dedicação no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, uma cidade que se tornou Patrimônio Nacional por abrigar patrimônio histórico do circuito do ouro. Na festa, a população, com suas manifestações expressivas, faz homenagem ao padroeiro da cidade: o Santíssimo Sacramento. Nesta quarta (3) e quinta-feira (4), a comunidade católica do município celebra a centenária festa, considerada como uma das mais belas do estado da Bahia. O reconhecimento é pelo evento manter todas as tradições, desde o novenário, que se iniciou há alguns dias, até a preparação e celebração.

Para quem ainda não conhece essa manifestação da Chapada Diamantina, vale a pena participar da procissão do fogaréu | FOTO: Divulgação |

A mobilização da comunidade de Rio de Contas faz com que moradores ornamentem com adornos encantadores os seus lares, e envolve também a juventude, incentivada pelos adultos. Todos aprendem e ensinam técnicas das belíssimas obras de artes, repletas de simbolismo religioso, que são os famosos tapetes. Esses, por sua vez, são atrações a parte nas ruas da sede do município que amanhecem impecáveis nos dias de festas.

Para quem ainda não conhece essa manifestação da Chapada Diamantina, vale a pena participar da procissão do fogaréu, das atividades religiosas, da missa campal e da homenagem maior, que acontece na tarde do dia 4, com a peregrinação. Essa atividade tem pausas em pontos estratégicos até a Igreja, onde acontece o encerramento, além de comemorações em meio à confraternização católica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas