Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê mantém tradição do forró pé de serra; confira a programação de 2015

foto1
O evento em Mucugê acontece entre os dias 20 e 24 de junho | FOTO: Reprodução/PMM |

Uma das festas de São João mais tradicional da Bahia é na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. Tanto que a grade de programação deste ano garante aos participantes cinco dias do mais puro forró pé de serra, honrando a cultura tão festejada pela população do município. A festa mantém a característica fundamental de atração de turistas que, nas festas juninas, procuram as localidades que preservam o São João de tradição. O evento em Mucugê acontece entre os dias 20 e 24 de junho, com as atrações musicais de Zelito Miranda, Del Feliz, Carlos Pita, Menina Forrozeira e muito mais.

As alvoradas tocadas pela centenária Filarmônica 23 de Dezembro valorizam as celebrações religiosas | FOTO: Reprodução |

O São João de Mucugê tem muitas características a serem destacadas e que a colocam à frente das festas da maioria dos municípios baianos como as alvoradas tocadas pela centenária Filarmônica 23 de Dezembro, a valorização devida às celebrações religiosas, que culminam com a bela procissão ao Padroeiro, São João Batista. Existe ainda a escolha das atrações musicais que tocam na Praça dos Garimpeiros, sempre preservando o forró.

Durante as festas tem ainda gincanas, quadrilhas, trança-fitas, forrozeiro nas ruas, além de muitas bebidas e comidas típicas juninas, mantendo sempre o viés cultural do que há de mais tradicional na festa. Sem falar no empenho das quadrilhas juninas colegiais ou irreverentes de iniciativa da comunidade e a ornamentação feita pelos artesãos da própria comunidade.

Confira a programação completa:
Dia 20/06: Zelito Miranda, Forró a Lenha;
Dia 21/06: Jadson do Acordeon, Coreto Elétrico, Del Feliz, Neném do Acordeon;
Dia 22/06: Julio Cesar, Coreto Elétrico, Carlos Pita, Forró Top de Moda;
Dia 23/06: Jó Miranda, Coreto Elétrico, Raimundinho do Acordeon, Menina Forrozeira;
Dia 24/06: Bruninho do Acordeon, Sérgio do Forró.

Como chegar
Partindo de Salvador pela BR-324, até Feira de Santana, seguir até o entroncamento do Paraguaçu com a BR-242; daí, seguir por Itaberaba (85 km), mais 80 km até o posto da Polícia Rodoviária Federal e aí virar à esquerda e entrar na BA-142 sentido Andaraí e Mucugê. De ônibus, pela empresa Águia Branca, tel.: (71) 4004.1010, partindo do Terminal Rodoviário de Salvador; maiores informações, acessar o site do DNIT, www.dnit.gov.br.

As linhas do sistema intermunicipal de transporte podem ser consultadas no site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba): http://www.agerba.ba.gov.br/transporte/index.asp.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas