Ícone do site Jornal da Chapada

Extinção do Derba foi precipitada e equivocada, diz Pedro Tavares

foto
O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Tavares | FOTO: Reprodução |

A extinção do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) foi duramente criticada pelo líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Tavares. De acordo com o parlamentar, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), criada em substituição ao Derba e ligada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), não está pronta pra assumir as devidas funções.

“Além de ser completamente precipitada, a extinção foi equivocada. Era necessária uma preparação adequada, pois a Bahia está carente de manutenção e conservação das estradas. Venho constantemente cobrando a recuperação das vias e chamando atenção para as diversas obras que tiveram suas ordens de serviço assinadas, mas se encontram paradas ou nem foram iniciadas”, destacou Tavares.

O peemedebista citou como exemplo os 82 km da BA-131, estrada que liga a BR-324 às cidades de Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, e destacou a importância do trabalho de manutenção e conservação dos trechos. “Essa estrada está se deteriorando. Caso o trabalho de manutenção preventiva não seja feito, será preciso restaurar totalmente a malha rodoviária, o que custa mais caro aos cofres estaduais”, explicou o deputado.

O parlamentar questionou ainda a doação feita pela Seinfra aos consórcios intermunicipais, de mais de 290 máquinas utilizadas para a produção de asfalto, construção e recuperação das estradas vicinais, logo após a extinção do órgão.“Onde estão essas máquinas? Já foram entregues? E se foram, será que os municípios, em meio as dificuldades financeiras, terão condições de arcar com essas despesas?”, indagou.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas