Ícone do site Jornal da Chapada

Apenas 168 municípios conseguiram atingir a meta de vacinação contra a gripe

foto
Na Bahia, o público alvo era de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas | FOTO: Elza Fiúza/Agência Brasil |

Termina nesta sexta-feira (12), no Estado, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Até o momento foram imunizadas 2.047.557 pessoas, correspondendo a uma cobertura vacinal de 70,63%. Com esse resultado, a Bahia não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de vacinar 80% da população alvo. Apenas 168 municípios (40,28%) conseguiram atingir a meta. Salvador vacinou 68,70% da sua população alvo. Na Bahia, o público alvo era de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas.

Esta foi a 17ª campanha promovida pelo Ministério, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que teve como público alvo as pessoas com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A transmissão dos vírus gripe (influenza) acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população, a Sesab orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas