Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festas profanas e religiosas marcam o período junino em Souto Soares

oto1
São João no município de Souto Soares deve atrair turistas de todas as regiões da Bahia | FOTO: Reprodução/Cultura e Realidade |

O clima junino já está no ar com as tradicionais fogueiras, bandeirolas, comidas típicas e muita alegria em Souto Soares, na Chapada Diamantina. A prefeitura espera receber muitos turistas nesta temporada, pois, além da diversão, a cidade se destaca pelas belezas naturais e seus pontos turísticos, como a Gruta Boa Sorte e a Gruta Berimbau.

O 12º Arraiá da Eutácio Viana vai abrir os festejos juninos no município, no dia 20 de junho, com as participações de Xodó da Bahia e Neide Vital, a pérola negra do forró. Com o tema “Ocê tira o pé do chão, é no mió rastapé da região!”, o Arraiá do Licurí 2015 acontece de 21 a 23 de junho, tendo como atrações principais Mala 100 Alça, Forró a Lena e Trio Sabiá. Nos dias 22 e 23, a festa começa mais cedo, com a matinê animada por atrações regionais.

Se você quer aproveitar o São João e conhecer mais as belezas de Souto Soares, programe-se e confira a grade da festa.
21/06: Mala 100 Alça, Licor com Mel, Zé de Chico e mais;
22/06: Cana com Limão, Dio do Acordeon, Sapato de Couro, Forró a Lenha e mais;
23/06: Trio Sabiá, Impact Music e mais.

O Arraiá do Licuri movimenta os festejos juninos na região | FOTO: Reprodução |

Novenário em Veneração a São João Batista
Além da festa profana, o período junino de Souto Soares terá também a festa religiosa, com o Novenário em Veneração a São João Batista de 15 a 24 de junho. Este ano, o novenário trabalhará com o tema “Com São João Batista, somos Igreja, Lugar de Partilha e Comunhão” e o lema “Todos os que abraçaram a fé estavam unidos e tudo partilhavam”.

De 15 a 23 de junho haverá diariamente a Santa Missa, sempre às 19h30. A festa será dia 24, iniciando com Ofício de Nossa Senhora (6h), seguido da Missa com Unção dos Enfermos (10h na Capela São Francisco), da Missa Solene (16h), presidida por Padre Luís Martins Homília, Padre Vagner Gama. Após a missa, haverá a caminhada da paz e bênção do Santíssimo Sacramento e, às 20h, será a Confraternização na Praça da Matriz entre os paroquianos e convidados.

A festa acontece no dia 5 de julho e será em comemoração ao aniversário de 53 anos da cidade | FOTO: Reprodução |

9ª Cavalgada de Souto Soares
Depois do São João, a animação continua com a 9ª Cavalgada de Souto Soares. A festa, no dia 5 de julho, será em comemoração ao aniversário de 53 anos da cidade, contando com o show de Pablo Marques e mais atrações locais.

Como chegar
A cidade fica a 489 quilômetros de Salvador. Partindo da capital pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir até o entroncamento do Paraguaçu, onde começa a BR-242. Seguir, passando por Itaberaba e Seabra, entrar à direita na BA-122 e seguir por 44 Km até Souto Soares.

Já as linhas do sistema intermunicipal de transporte podem ser consultadas pelo site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba): www.agerba.ba.gov.br/transporte/index.asp.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas