Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto Refazeres realiza oficina no município de Rio de Contas em julho

foto1
Fizinho trabalha na Olaria da cidade, localizada no bairro de mesmo nome há 30 anos e é um dos fazedores de adobinho que mais produz tijolinhos | FOTO: Reprodução/Secult |

“Vivência com Terra” é a primeira oficina do projeto Refazeres, que acontece nos dias 18 e 19 de julho de 2015 em Rio de Contas, Chapada Diamantina. A oficina é o desdobramento da pesquisa inicial do projeto Refazeres, Bioconstrução e Cultura em Rio de Contas, na qual foram identificados 15 construtores que detêm conhecimentos tradicionais nas construções da cidade, além dos materiais recorrentes nesses processos de construção que são: a terra, a madeira, o ferro e a pedra. A partir daí, o mestre Robério Antônio da Silva Trindade, conhecido como Fizinho, que trabalha na feitura dos tijolos de adobinho é convidado para orientar essa primeira vivência do projeto em conjunto com os bioconstrutores David Borja e Nagoy Sol.

Fizinho trabalha na Olaria da cidade, localizada no bairro de mesmo nome há 30 anos e é um dos fazedores de adobinho que mais produz tijolinhos. David e Sol vêm aplicando técnicas de bioconstrução em diversas casas em Rio de Contas e na região há cerca de cinco anos. Durante a oficina, acontecerão experimentações com terra, introdução à permacultura e à bioconstrução, visita técnica, tijolo cru e cozido, testes de rebocos e de tintas com terra, teoria e prática na Olaria. A proposta é promover a troca de saberes entre a construção tradicional e a bioconstrução atual fomentando o diálogo entre mestres e bioconstrutores da cidade.

Foram convidados ainda os pedreiros, serventes, bioconstrutores, professores, estudantes, arquitetos, tecnólogos, moradores da região e todas as pessoas interessadas em compartilhar saberes e fazeres da construção com a terra. A vivência é gratuita e as inscrições podem ser feitas no Espaço Imaginário Rio de Contas ou no blog. As vagas são limitadas, as fichas de inscrição estão disponíveis online ou no Espaço Imaginário em Rio de Contas: Rua Dr. Basílio Rocha 232, Centro, Rio de Contas, (77) 3475-2328.

O projeto Refazeres é uma pesquisa das tradições construtivas em Rio de Contas no encontro entre mestres de ofícios que compõem a história da arquitetura popular local com os bioconstrutores que habitam a cidade. Este projeto foi contemplado pelo Edital 24/2013 de Grupos e Coletivos Culturais 2014 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT). As informações são da Secult.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas