Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia tem feriado com céu encoberto no litoral e baixas temperaturas no interior

foto
Ainda nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas do estado, também há chances de ocorrer neblina, sobretudo, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para os próximos dias, que coincidem com o início do inverno e os festejos juninos, não devem ter mudanças significativas na maior parte da Bahia. Uma massa de ar seco, que já vem atuando há várias semanas, mantém o céu ensolarado e com poucas chances de chuvas em grande parte do estado.

Além de deixar o tempo seco, a massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas, principalmente, nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde as máximas devem variar entre 32°C e 35°C. Os maiores índices são esperados no período da tarde. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, as temperaturas diminuem significativamente, podendo chegar aos 14°C (mínimas) – típicas da estação do inverno.

Outro reflexo causado pela atuação da massa de ar é a redução nas taxas de umidade, a exemplo dos 30% que estão esperados para os próximos dias nessas regiões do estado. Com a previsão de tempo quente e seco, fica o alerta quanto a algumas tradições típicas dessa época do ano, como a soltura de balões. A queda de um balão, ainda com a chama acesa em uma área com vegetação ressecada, pode dar origem a uma grande queimada, o que provoca prejuízos econômicos e ambientais para a região.

Ventos úmidos
Nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul, além da faixa centro-leste da Chapada Diamantina e sudoeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico influenciam. O predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidades de chuvas fracas, o que não deve comprometer as festividades. Nessas regiões do estado, também são esperadas as temperaturas mais amenas, com mínimas de 13°C (na Chapada Diamantina e sudoeste) e máximas de 31°C (na região nordeste).

Ainda nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas do estado, também há chances de ocorrer neblina, sobretudo, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. As atenções devem ser mantidas, principalmente, nas estradas durante esse período. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as condições do tempo continuam sem mudanças significativas. As temperaturas variam entre mínimas de 20°C e máximas de 29°C, com predomínio de céu parcialmente nublado e chuvas fracas.

Maré
Desta sexta a terça-feira (19 a 23), a maré deve atingir a altura máxima entre 5h e 9h e entre 17h e 21h, com valores variando de 1,5 e 2,7 metros. Já a altura mínima deve ser registrada das 23h à 3h e das 11 às 15h, oscilando de 0,3 a 1 metro. As ondas previstas para o período devem ter agitação de fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Radiação ultravioleta
Com a chegada do inverno, normalmente, há uma redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, mesmo havendo predominância de céu com poucas nuvens. Consequentemente, ocorre também uma diminuição nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), como os que estão previstos para o, quando devem variar de 6 a 8.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão classificados nas categorias ‘alta’ e ‘muito alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10h às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para minimizar os danos, a OMS sugere o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas