Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana será de céu encoberto e chuvoso em parte da Bahia

chuva
Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste também há previsão de chuvas, de fraca intensidade e em áreas isoladas | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo previstas para os próximos dias (26 a 28), que coincidem com o último final de semana de junho, deverão ter mudanças significativas em parte da Bahia, principalmente na faixa litorânea, onde as chuvas esperadas poderão ser mais intensas. A previsão de tempo chuvoso é maior para as regiões do Recôncavo, nordeste e sul, onde, além dos ventos úmidos, que sopram do Oceano Atlântico, uma frente fria que está avançando pelo litoral do Sudeste brasileiro também deve intensificar a nebulosidade e as chuvas. No entanto, as maiores chances são para o Recôncavo e sul, em especial nas localidades mais próximas ao litoral.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a previsão é de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas serão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 20°C e máximas de 29°C. Como também há previsão de ventos mais fortes, a sensação será de temperaturas menores. Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste também há previsão de chuvas, de fraca intensidade e em áreas isoladas. Também são esperadas as menores temperaturas do estado (mínimas de até 12°C) e neblina, sobretudo, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Com isso, as atenções devem ser mantidas principalmente nas estradas durante esse período.

Nas regiões oeste, São Francisco e norte, uma massa de ar seco continua predominando. Além de reduzir a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas, o sistema também contribui para elevar as temperaturas nessas áreas do estado. O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Inema) informa que os maiores índices de temperaturas são esperados no período da tarde, quando as máximas podem chegar aos 34°C. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã podem chegar aos 13°C (mínimas). A grande variação nas temperaturas durante o dia é resultado da chegada do inverno e permanência da massa de ar.

Outro reflexo causado pela atuação da massa de ar é a redução nas taxas de umidade, a exemplo dos 30% que estão esperados para os próximos dias nessas regiões. Com a previsão de tempo quente e seco, fica o alerta quanto a algumas tradições típicas dessa época do ano, como a soltura de fogos e balões. Uma faísca de fogos ou um balão que caia ainda com a chama acesa em uma área com vegetação ressecada, pode dar origem a uma grande queimada, provocando prejuízos econômicos e ambientais para a região.

Maré e radiação
De sexta-feira a domingo, a maré deve atingir altura máxima no período entre às 23h30 e 1h30 e entre às 11h30 e 13h30, com valores variando de 1,6 e 2,4 metros. As mínimas, das 5h30 às 7h30 e das 17h30 às 19h30, com valores variando de 0,4 a 1,0 metro. A previsão é de ondas com agitação de fraca a moderada e altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Com a chegada do inverno, normalmente há uma redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, mesmo havendo predominância de céu com poucas nuvens. Consequentemente, ocorre também uma diminuição nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), como os que estão previstos para o final de semana na Bahia, quando deverão variar de 6 a 8.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias ‘Alta e Muito Alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Por isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas