Ícone do site Jornal da Chapada

Em assembleia, professores da UFBA rejeitam proposta e mantém greve

ufba
Encontro ocorreu nesta segunda na Faculdade de Arquitetura, em Salvador. Categoria recusou proposta do governo de reajuste de 21,3% parcelado | FOTO: Reprodução |

Os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) rejeitaram a proposta de reajuste feita pelo governo, na semana passada, e decidiram manter a greve, iniciada há um mês, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (29). O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Arquitetura, no bairro da Federação, e contou com a presença de 137 professores. Todos aprovaram a continuidade da paralisação. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia.

Na quinta-feira (25), o governo apresentou uma proposta de reajuste de 21,3% dividido em quatro parcelas. A primeira delas, de 5,5%, para 1° de janeiro de 2016; a segunda, de 5%, para 1° de janeiro de 2017; a terceira, de 4, 75%, para 1° de janeiro de 2018 e a quarta, de 4,5%, para 1° de janeiro de 2019. Os docentes, no entanto, consideraram a proposta do governo “muito abaixo da expectativa” e disseram que ela não é capaz de recuperar as perdas inflacionárias.

Os professores também querem o fim dos cortes nos orçamentos das universidades. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 9 de julho. A Universidade Federal da Bahia conta com 35 mil alunos distribuídos em 100 cursos de graduação. A última paralisação dos professores da instituição foi em 2012. DO Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas