Ícone do site Jornal da Chapada

Desfile do 2 de Julho em Salvador será teste político para as eleições de 2016

julho
A data marca a independência da Bahia das forças portuguesas | FOTO: Reprodução/Ipac |

Como uma das datas históricas em que os políticos vão às ruas da capital baiana para testar a popularidade, o Dois de Julho deste ano poderá ser mais um termômetro eleitoral para quem vai disputar cargos eletivos no próximo ano. A data marca a independência da Bahia das forças portuguesas que queriam manter a província como colônia, ocorrida somente em 2 de julho de 1823, quase um ano após ter sido concretizada a independência do país, ocorrida em 7 de setembro de 1822. O governador Rui Costa (PT) estará presente no início do desfile, no bairro da Lapinha, por volta das 8h de amanhã, e participa da homenagem aos heróis da independência do Dois de Julho no 2º Distrito Naval, às 13h30. Pela tarde, o chefe do Executivo baiano acompanhará a chegada do cortejo no Campo Grande, às 16h30.

Como forma de promover a festividade, o governo estadual lançou um vídeo institucional de campanha pela data com o hino ao Dois de Julho como música de fundo. A peça publicitária é encerrada com um afago aos baianos: “A independência da Bahia acontece todos os dias e é feita por todos os baianos”. O prefeito ACM Neto (DEM) também participará dos festejos. Segundo a assessoria de comunicação do prefeito, ele estará às 9h na Lapinha para o início do desfile e seguirá o cortejo com o povo. “É a data mais significativa da Bahia e um orgulho para os baianos e para todos os brasileiros”, lembrou o democrata. No poder Legislativo estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), deve marcar presença logo pela manhã também na Lapinha.

O vereador Paulo Câmara, presidente do Legislativo de Salvador, também estará no início do cortejo e pela tarde vai ao Campo Grande. Nesta quarta, a Câmara de Vereadores fará o ato de homenagem aos heróis da independência em frente à sede do Legislativo soteropolitano. O desfile do Dois de Julho tem sido marcado, além da exposição proposital das figuras políticas, por protestos contra autoridades governamentais.

Em 2013, por exemplo, o então governador foi alvejado com um copo de cerveja por uma professora que integrava a ala insatisfeita com o governo na época. A data da independência baiana foi incluída em 2013 no calendário de efemérides nacionais como data histórica após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei oriunda de uma proposição da deputada baiana Alice Portugal. O projeto tramitou na Câmara Federal desde 2008, sendo aprovado no Senado em maio do ano em que foi sancionado. Matéria extraída do site da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas