Ícone do site Jornal da Chapada

Mulheres que perderam peso após bariátrica participam de desfile em Salvador

miss
Promovido pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), concurso elegerá a Miss Bariátrica 2015 no dia 31 de julho, no Hotel Sheraton, em Salvador | FOTO: Reprodução |

Elas não são modelos profissionais, mas terão a oportunidade de levar o título de Miss Bariátrica Bahia. Promovido pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), o concurso – que está em sua 3ª edição – será realizado no dia 31 de julho, no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador. Todas as participantes do concurso são mulheres que perderam peso após serem submetidas à cirurgia bariátrica. O desfile ocorrerá em duas etapas. Na primeira, as candidatas irão desfilar com uma fantasia, que deve representar o tema do evento “O que é que a baiana tem?”. Já na segunda etapa, as candidatas desfilarão com traje de gala. Ao final, serão escolhidas as três mais belas participantes. As vencedoras serão eleitas por um júri de formadores de opinião e profissionais do mundo da moda.

Segundo o diretor do NTCO e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Erivaldo Alves, o evento é uma forma de promover um estilo de vida saudável, estimular a autoestima e reconhecer o esforço dessas mulheres. “A luta contra a obesidade exige garra, disciplina e determinação. Essas mulheres são exemplos de tudo isso e merecem ter esse esforço reconhecido”, diz o cirurgião bariátrico. O NTCO é uma clínica multidisciplinar, que desenvolve tratamentos clínicos e cirúrgicos contra a obesidade e suas comorbidades.

Benefícios
Além de reduzir o peso, melhorar a saúde em diversos aspectos e promover a qualidade de vida, a cirurgia bariátrica colabora com a recuperação da autoestima. Segundo o cirurgião bariátrico, Erivaldo Alves, o tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta. A cirurgia bariátrica promove a mudança de hábitos e a qualidade de vida do paciente com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a maioria dos procedimentos é feito em pacientes entre 35 e 50 anos. “A indicação cirúrgica pode ser feita, no entanto, dos 18 aos 65 anos”, esclarece Erivaldo Alves. A população feminina representa cerca de 70% das cirurgias realizadas no Brasil. Somente em 2014, 88 mil cirurgias foram feitas em todo o país.

Dados do Ministério da Saúde revelam que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento. Mais da metade de população está nesta categoria (52,5%) e, destes, 17,9% são obesos. O país ocupa o segundo lugar no mundo no ranking da cirurgia bariátrica, atrás apenas dos Estados Unidos. Em Salvador, mais da metade dos habitantes está acima do peso. Já a obesidade atinge 14,9% da população soteropolitana.

Sobre o NTCO
Com 14 anos de fundado, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) atua no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade e suas comorbidades. O NTCO conta com equipe multidisciplinar com cirurgiões, endocrinologias, nutricionista, psicólogo, pneumologista, clínico, fonoaudiólogo, educador físico, fisioterapeuta e assistente social, oferecendo todo suporte necessário para uma abordagem integral do paciente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas