Ícone do site Jornal da Chapada

Final de Semana: Tempo chuvoso no litoral e dias quentes com noites frias no interior da Bahia

chuva
Na faixa centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também há previsão de chuvas fracas, ainda deverão ser registrados os menores índices de temperaturas do Estado | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia previstas para os próximos dias, que inclui o final de semana, seguem influenciadas pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, mantendo toda a faixa leste do Estado sem grandes mudanças em relação às chuvas. Estas chuvas deverão ser de fraca intensidade e mais concentradas no Nordeste, Sul e Recôncavo baiano. Ainda assim, há chances de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas nas localidades mais próximas ao litoral destas regiões. As temperaturas nessas áreas permanecerão estáveis, com valores variando entre mínimas de 17°C (na região Sul) e máximas de 31°C (na região Nordeste).

Na faixa centro-leste da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também há previsão de chuvas fracas, ainda deverão ser registrados os menores índices de temperaturas do Estado, com mínimas de 12°C. Com essas baixas temperaturas esperadas, somada a umidade elevada, se mantêm o alerta quanto à formação de neblina, especificamente, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, o que requer bastante atenção nas estradas durante esse período.

O restante do Estado (que abrange a faixa centro-oeste e norte) permanece influenciado, predominantemente, pela massa de ar seco deixando o céu ensolarado e com pouca ou nenhuma chance de ocorrer chuvas. Outro efeito da atuação desse sistema meteorológico é a manutenção das altas temperaturas, onde as máximas esperadas deverão oscilar entre 30°C e 34°C, sobretudo, no período da tarde. Porém, o contraste ocorre durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando estes índices caem significativamente, podendo chegar à mínima de 13°C. Ressalta-se que, esse padrão de temperaturas elevadas durante o dia e mais amenas durante a noite, além de ser uma característica da estação do inverno, também se deve a constante atuação dessa massa de ar.

Esta continuidade de tempo quente e seco, associada à vegetação já ressecada, aumenta os riscos de ocorrer novos focos de queimadas, bem como, a intensidade daqueles já existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo, principalmente, na preparação do solo para o plantio ou, até mesmo, renovação de pasto para os animais. Pois, caso ocorra descontrole desse fogo, poderá dar origem a uma grande queimada e resultar em danos irreversíveis para a região.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde não são esperadas variações significativas nos índices de temperaturas (mínimas de 21°C e máximas de 28°C), também são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico que contribuirão para manter a nebulosidade e trazer chuvas ao longo do período. Como típicas de inverno, estas chuvas são fracas e de longa duração.

Maré
Para o período entre os dias 10/07 (sexta-feira) e 12/07/2015 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 11h e às 14h e entre às 23h e às 02h do dia seguinte, com valores variando de 1,7 e 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 05h e 08h e entre às 17h às 20h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)
Na estação inverno há uma redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, mesmo havendo predominância de céu com poucas nuvens. Consequentemente, ocorre também uma diminuição nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), como os que estão previstos para previstos para o período de 10/07 (sexta-feira) a 12/07/15 (domingo) na Bahia, quando deverão variar de 06 a 09.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas