Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Governo muda as direções do Hemoba e Cican; confira aqui

foto
Marinho Marques Silva Neto e Igor Blohem Vasconcelos com o secretário Fábio Villas Boas | FOTO: Divulgação/Sesab |

Na última terça-feira (14), o secretário da Saúde do Estado Fábio Vilas-Boas deu posse a Marinho Marques Silva Neto e a Igor Blohem Vasconcelos, diretores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro de Oncologia do Estado da Bahia (Cican), respectivamente. Na solenidade de posse, que ocorreu no auditório do Hemoba, o secretário ressaltou a importância das duas instituições para a saúde pública do estado e aproveitou a oportunidade para anunciar medidas que visam melhorar o atendimento à população.

De acordo com Vilas-Boas, a política de tratamento oncológico no Estado será reestruturada com a regionalização do serviço, a partir da implantação de núcleos de tratamento de câncer no interior; aquisição de mais dois ônibus equipados para a coleta de sangue, para facilitar o acesso dos doadores, uma vez que as unidades móveis (Hemóvel) são disponibilizadas em locais acessíveis como os shoppings, além da implantação de postos de coletas de sangue nos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O médico hematologista Marinho Marques da Silva Neto, que assumiu a diretoria do Hemoba, se comprometeu a trabalhar no sentido de ampliar a doação de sangue em toda Bahia, “pois dessa forma a Hemoba pode cumprir sua missão institucional que é justamente coordenar e executar a política do sangue no estado”, garantiu Marinho Marques. Ele acrescentou ainda que vai continuar trabalhando com todos os setores, valorizando o funcionário e conseguindo novos apoios e parcerias, “assim como a certificação ISO em seus processos de trabalho”.

Já o oncologista Igor Blohem Vasconcelos, que ficará à frente do Cican, ressaltou que irá apoiar a política de reestruturação dos serviços oncológicos no Estado, além de priorizar a modernização do parque radiológico do Cican, a modernização da administração com informatização plena e implantação do Unacon no Hospital Roberto Santos, dentre outras ações.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas