Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: 699 municípios serão beneficiados com rádios comunitárias

foto
Plano Nacional de Outorgas vai contemplar 496 municípios que ainda não possuem nenhuma rádio autorizada e outras 203 cidades que já contam com pelo menos uma emissora | FOTO: Reprodução/Grupo Concreto |

O governo federal lançou na última terça-feira (14) um novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para emissoras comunitárias e educativas. Ao todo, 699 municípios vão ser contemplados com novas rádios comunitárias e outras 235 localidades serão beneficiadas com rádios e TVs educativas. O objetivo com esse novo plano é ampliar o serviço para 4.277 cidades, o que representa 76,7% das localidades brasileiras.

O Plano Nacional de Outorgas do Ministério das Comunicações traz um cronograma com a previsão de lançamento dos editais de seleção pública, que abrem a concorrência entre as entidades interessadas em prestar o serviço em cada cidade. A estimativa do Ministério é apresentar a relação completa com os municípios contemplados e as datas de lançamento dos editais a partir desta quarta-feira (15).

O Plano de radiodifusão comunitária vai contemplar 496 cidades brasileiras que ainda não possuem nenhuma rádio autorizada e outras 203 que contam com pelo menos uma emissora. Atualmente, os veículos comunitários estão presentes em 3.781 municípios.

Definição dos municípios
A definição sobre quais municípios são incluídos no PNO é feita com base na demanda reprimida, ou seja, nas solicitações para abertura de novas emissoras que chegam até o ministério. Já o Plano Nacional de Outorgas para emissoras educativas vai abranger 235 municípios. Serão 205 novas outorgas para rádios FM e 30 para TVs com fins exclusivamente educativos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas