Ícone do site Jornal da Chapada

Brasil: Senado aprova projeto sobre criação de municípios

xto (PLS 166/10) está na Comissão Temporária que trata do assunto desde junho deste ano, meses depois de voltar da Câmara dos Deputados com alterações | FOTO: Ag. Senado|

foto
Projeto de lei estabelece a fusão, emancipação e criação de municípios | FOTO: Agência Brasil |

Um projeto de lei que estabelece a fusão, emancipação e criação de municípios foi aprovado nesta quarta-feira (15) pelo plenário do senado. Este é o terceiro projeto aprovado pelo Congresso sobre o mesmo tema. Os dois anteriores, um deles no ano passado, foram vetados pela presidenta Dilma Rousseff por causa do impacto sobre as contas públicas. O autor do projeto, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), ressaltou, em sua justificativa, a importância de o país ter uma lei que defina a criação, fusão e emancipação de municípios e criticou os vetos à matéria.

“O Brasil não parou no tempo. Pessoas nascem, trabalham e migram, numa dinâmica que altera constantemente a distribuição da população no espaço geográfico. Querer congelar uma realidade dinâmica de forma artificial fere o direito das pessoas de morar, viver e trabalhar de forma digna onde estão”. Entre os critérios aprovados para a criação de municípios está a viabilidade financeira e população mínima.

O projeto estabelece número mínimo de habitantes, tanto para os novos municípios quanto para os que sofrerem redução da população. O quantitativo será 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil na Região Nordeste e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste. O projeto vai agora para a apreciação dos deputados e, caso seja aprovado com mudanças, voltará para o Senado. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas