Ícone do site Jornal da Chapada

Tempo chuvoso em grande parte do Estado; inclusive na Chapada Diamantina

foto
Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas do Estado (mínimas de até 13°C), também são esperadas chuvas | FOTO: Reprodução |

Para os próximos dias, as condições do tempo previstas para a Bahia deverão ter mudanças significativas em algumas áreas, principalmente, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, onde as chuvas e os ventos poderão se intensificar. É importante destacar que, um sistema de Alta Pressão sobre o Oceano Atlântico é o principal responsável por tais mudanças. Pois, este está intensificando os ventos que sopram do Oceano, trazendo assim mais umidade e, consequentemente, chuvas.

Nessas regiões do Estado, os maiores índices continuam sendo esperados para as localidades mais próximas ao litoral, onde, além de deixar o tempo chuvoso e mar agitado, os ventos fortes também poderão contribuir para reduzir as temperaturas. Nessas áreas, as mínimas previstas deverão variar entre 17°C e 20°C e as máximas não deverão ultrapassar os 31°C.

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde estão previstas as menores temperaturas do Estado (mínimas de até 13°C), também são esperadas chuvas. No entanto, estas serão de fraca intensidade e deverão ser mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Com essa previsão de tempo frio e umidade elevada, se mantêm o alerta quanto à formação de neblina, especificamente, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Assim, os cuidados deverão ser redobrados, inclusive nas estradas, durante esse período.

Por outro lado, na faixa centro-oeste e norte do Estado, que abrange as regiões Oeste, São Francisco, Norte e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem continua predominando é uma massa de ar seco. Além de deixar o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas, essa massa de ar também contribui para elevar as temperaturas, principalmente, no período da tarde quando são esperados os maiores índices (máximas de até 34°C). Já durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o ar seco somado à estação do inverno, estes índices caem significativamente, podendo chegar aos 15°C.

Com essa previsão de tempo quente e seco, associada à vegetação já ressecada, aumenta os riscos de ocorrer novos focos de queimadas, bem como, a intensidade daqueles já existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou, até mesmo, renovação de pasto para os animais. Pois, caso ocorra descontrole desse fogo, o mesmo poderá dar origem a uma grande queimada, resultado em danos irreversíveis para a região.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas serão mais amenas, com índices variando de 20°C (mínimas) e 29°C (máximas).

Maré
Para o período entre os dias 17/07 (sexta-feira) e 19/07/2015 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 04h e às 06h e entre às 16h e às 18h, com valores variando de 1,8 e 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 10h e 12h e entre às 22h às 00h, com valores variando de 0,2 a 0,6 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada a forte, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
Na estação inverno há uma redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, mesmo havendo predominância de céu com poucas nuvens. Consequentemente, ocorre também uma diminuição nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), como os que estão previstos para previstos para o período de 17/07 (sexta-feira) a 19/07/15 (domingo) na Bahia, quando deverão variar de 07 a 09. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas