Ícone do site Jornal da Chapada

Prefeito ACM Neto assina carta de compromisso social e ambiental no Vaticano

foto
O encontro também serviu para reunir líderes mais próximos da população para auxiliar na construção de diretrizes concretas para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas | FOTO: Reprodução |

Uma comitiva de prefeitos brasileiros, dentre eles o de Salvador, ACM Neto (DEM), participou de um encontro a convite do papa Francisco, no Vaticano, realizado nesta terça-feira (21). Ao todo, 60 gestores de diversas cidades do mundo estiveram presentes no workshop “Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o Compromisso das Cidades”, para tratar dos desafios enfrentados pelas cidades. Na ocasião, todos assinaram uma carta de compromisso de promoção de melhorias sociais e econômicas para os cidadãos.

O papa Francisco fez uma reflexão sobre o tema da Encíclica Social, a primeira redigida por ele desde que assumiu o pontificado. “Não se pode separar o homem do ambiente natural e social”. O sumo pontífice agradeceu a presença de todos os prefeitos e disse que sem o engajamento de todos não haverá avanço na integração entre ambiente natural e social. O encontro discutiu escravidão moderna, consequências das mudanças climáticas, mobilidade urbana e outras demandas municipalistas e sociais.

Iniciada na segunda-feira (20), a programação prossegue nesta quarta-feira, com o simpósio “Cidades e o Desenvolvimento Sustentável”. A comitiva brasileira é composta ainda pelos prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); de São Paulo, Fernando Haddad; de Curitiba, Gustavo Fruet; de Porto Alegre, José Fortunati; e de Goiânia, Paulo Garcia, além do assessor especial para o C40, Rodrigo Rosa, representando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O encontro também serviu para reunir líderes mais próximos da população para auxiliar na construção de diretrizes concretas para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21), que ocorrerá em dezembro deste ano, em Paris. Os prefeitos se mostraram preocupados em estreitar o diálogo sobre os temas que atingem às cidades no que diz respeito às decisões da cúpula do clima. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados incipientes.

No Brasil, são realizados eventos preparatórios a exemplo do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (III EMDS), promovido pela FNP em abril deste ano, em Brasília. A inciativa reuniu governantes, dentre eles o prefeito ACM Neto, parlamentares, gestores, acadêmicos e estudantes.

C40
Antes do encontro com o papa Francisco, o prefeito ACM Neto foi o único representante brasileiro na reunião do C40 (Cities Climate Leadership Group), realizada nesta manhã no Vaticano e que contou ainda com a participação de prefeitos de diversas capitais do mundo. Salvador ingressou oficialmente em maio deste ano na lista de capitais envolvidas nas principais discussões mundiais sobre os efeitos da poluição no clima do planeta.

Com base localizada em Londres (ING), o C40 foi criado em 2005 (antes C20), a partir da inquietação de cidades preocupadas com questões relativas ao clima, em busca de traçar novos rumos em relação à sustentabilidade e reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 248 milhões de toneladas até 2020. Hoje o grupo conta com a participação de 75 cidades.​

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas