Ícone do site Jornal da Chapada

Bactérias bucais podem matar em apenas dois dias; saiba mais

dente
O comprometimento da saúde bucal está diretamente associado a endocardite infecciosa | FOTO: Reprodução/R7 |

Endocardite é uma infecção no endocárdio, revestimento interno do coração. Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração. A endocardite é incomum em pessoas com coração saudável. A doença acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração se ligam às suas válvulas ou tecido. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença.

O comprometimento da saúde bucal está diretamente associado a endocardite infecciosa. A doença afeta o coração e pode comprometer as funções vitais, exigindo uma internação prolongada. A endocardite é responsável por uma alta morbidade e por significativas taxas de mortalidade. Em torno de 20% dos doentes não sobrevivem. Cerca de 40% dos casos de endocardite têm origem bucal e são descobertos tanto por infecções espontâneas, resultantes de dentes ou gengivas em mau estado, quanto pela manipulação de área infectada para tratamento odontológico.

Nestes casos, o que provoca a doença é a bactéria Streptococcus viridans, que habita normalmente a boca, sem provocar qualquer dano. Mas, ao entrar na circulação, esta bactéria vai parar no coração e pode provocar a endocardite. A endocardite pode se desenvolver vagarosamente ou de repente, dependendo de qual infecção está originando o problema e se a pessoa já tem algum problema cardíaco. Principais sintomas são febre, fadiga, dor nos músculos e articulações, sudorese noturna, perda de peso não intencional, pequenas manchas roxas ou vermelhas na pele, ou manchas brancas nos olhos e/ou dentro da boca. As informações são do Portal R7

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas