Ícone do site Jornal da Chapada

Festival de Jazz do Capão une sustentabilidade e boa música no coração da Chapada Diamantina

foto 1
Esta é a quinta edição do Festival de Jazz do Capão, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro | FOTO: Divulgação/Festival de Jazz do Capão |

O Festival de Jazz do Capão, um dos eventos musicais mais aguardados na Bahia, é gratuito e tem como mote integrar amantes do jazz a diversas atrações musicais nacionais e locais no recanto ecológico do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Este ano o festival acontece nos dias 18 e 19 de setembro. A programação ainda não foi divulgada, mas sairá em breve.

No momento, os organizadores do evento estão em diálogo com a comunidade do Vale do Capão para juntos garantirem uma festa harmoniosa e produtiva para a natureza da região. Esse tipo de iniciativa, na percepção do diretor artístico do evento, Rowney Scott, sinaliza para a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para a Chapada, com “eventos qualificados, que façam circular cultura e educação, atraindo um público qualificado, amante da arte e da natureza”.

Além de boa música e boa produção, o Festival é também um evento conscientizador da necessidade de preservar a natureza | FOTO: Divulgação/Festival de Jazz do Capão |

Em nota divulgada nas redes sociais, os organizadores do evento recomendam a todos interessados em ir para o Festival de Jazz, que evitem o uso do automóvel, se locomovendo de ônibus até o Capão, ou ainda, compartilhando os veículos. Evento totalmente gratuito, o festival se empenha na promoção de campanhas que garantam não só o mínimo impacto ambiental do evento, como também a conscientização do público para a necessidade de preservação da natureza e respeito à cultura local.

Leia também:
Chapada: Confira programação completa do Festival de Música de Igatu, em Andaraí
Chapada: Confira os artistas que frequentadores gostariam de ver no Festival de Lençóis de 2015
Chapada: 17º Festival de Inverno de Lençóis já tem data confirmada; programe-se

Ainda para amenizar o impacto ambiental do festival para o Capão e tendo em vista que o lixo e o trânsito já são problemas crônicos e graves na comunidade, o comunicado também dá uma dica de como descartar corretamente seu lixo pessoal. “Tente armazenar o lixo seco que você produzir durante o festival e leve-o de volta consigo. Isso ajudará muito a diminuir o volume de lixo a ser coletado durante e depois da realização do evento”.

“A campanha ambiental, juntamente com a boa música e a boa produção, fazem do festival um evento realmente diferenciado”, pontua Rowney Scott, curador e diretor artístico do evento, vendo na campanha uma das coisas mais importantes do Festival de Jazz do Capão. “Se conseguirmos manter o festival como um evento conscientizador da necessidade de preservação da natureza, já vou me sentir muito realizado”, considera.

A programação será divulgada em breve | FOTO: Divulgação/Festival de Jazz do Capão |

Histórico do festival
As duas primeiras edições do festival foram realizadas em 2010 e 2011. Em 2012, o evento não foi realizado por falta de recursos. Em 2013, o projeto foi selecionado no Programa Petrobras Cultural, cobrindo metade dos custos do evento e contou com o apoio da Bahiatursa e de uma Campanha Colaborativa buscando mais apoios. No ano passado, além do patrocínio da Petrobras e o Apoio da Bahiatursa, o Festival contou com os apoios do Sebrae, da prefeitura de Palmeiras e outros parceiros.

Como chegar
O Vale do Capão está a aproximadamente 470km de Salvador, a 70 km de Lençóis e a 18 Km (em estrada de terra) da cidade de Palmeiras, Chapada Diamantina. Recomendamos que você venha ao Festival de ônibus, mas se preferir utilizar o seu carro, sugerimos viajar em grupo com seus amigos, para diminuir o impacto ambiental no Capão, que fica na porta de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas