Ícone do site Jornal da Chapada

FPC lançará novo site com informações sobre as Bibliotecas Públicas da Bahia

foto
O site vai garantir o acesso democrático e gratuito à informação e ao conhecimento | FOTO: Reprodução/Uefs Chapada Diamantina |

Com o propósito de estabelecer mais um canal de comunicação direto com usuários das bibliotecas, o Sistema Estadual de Bibliotecas da Bahia (SEBP), unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, lançará em breve novo site, cujo conteúdo reunirá informações e serviços oferecidos pelas Bibliotecas Públicas da Bahia. No site, será possível encontrar links com guias das nove Bibliotecas Públicas Estaduais (Consuelo Pondé, Thales de Azevedo, Anísio Teixeira, Juracy Magalhães Jr. localizadas em Salvador e Ilha de Itaparica, Monteiro Lobato, duas de Extensão e Estadual) e da Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis, além de um mapeamento das bibliotecas municipais, comunitárias e espaços de leitura.

Esses links dão acesso a informações sobre projetos, programações culturais, legislações, documentos necessários para a criação e manutenção das unidades e publicações que traduzem o desempenho do SEBP, como Anuário Estatístico das Bibliotecas Públicas Estaduais. De acordo com a coordenadora do SEBP, Maria Cristina Santos, o site vai: “garantir o acesso democrático e gratuito à informação e ao conhecimento, para estimular a prática da leitura como instrumento para o exercício da cidadania, por meio de apoio e valorização das bibliotecas”.

Para a diretora da Biblioteca Infantil da Monteiro Lobato, Rosane Rubim, o lançamento do site trará benefícios tanto para as unidades estaduais quanto para seus frequentadores. “É interessante porque vai fortalecer esse sistema de bibliotecas estaduais, através da centralização de informações, pois o público vai ter acesso às programações e informações de todas as unidades em um veículo de comunicação”.

Biblioteca Virtual
Disseminar conhecimentos históricos e culturais utilizando a internet como meio de difusão é umas das marcas da Fundação Pedro Calmon que, desde 2011, lançou a Biblioteca Virtual 2 de Julho –renomeada no início do mês de Consuelo Pondé. A unidade virtual possui um conjunto de obras sobre a História da Bahia, que é inovadora por se posicionar como uma biblioteca multimídia, hipertextual e interativa. A biblioteca também se propõe a publicar gratuitamente livros, periódicos eletrônicos, artigos, resenhas, eventos e informações em geral, além de disponibilizar uma coleção especial sobre a data da Independência da Bahia, o acervo 2 de Julho.

Sistema
As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas, a de Extensão, com duas bibliotecas móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para mais de 400 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades. As informações são da FPC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas