Ícone do site Jornal da Chapada

Governador destaca parceria com municípios e reunião com presidente Dilma Rousseff

foto2
Gravação do programa “Digaí, Governador” | FOTO: Raul Golinelli/GOVBA |

O programa ‘Digaí, Governador’ desta semana traz um detalhamento da agenda do governador Rui Costa, que entrega equipamentos para os consórcios municipais, por meio do Derba. Rui também tem uma reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e depois vai a Brasília, encontrar com a presidente Dilma e com outros governadores do País. “E nós estaremos lá, representando a Bahia nesse importante evento”, afirma. O governador destaca os esportes. Ele avalia que “a Bahia brilhou nos jogos Pan-Americanos” e informa que o estado vai receber, em agosto, pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Lutas Associadas, mais conhecidas como lutas olímpicas ou wrestling, entre 11 e 16 de agosto, no Centro Pan-Americano de Judô. Os bons resultados no Pan são reflexo também dos investimentos estaduais nos atletas, afirma o governador que traz ainda notícias da recuperação do Centro Histórico.

Rui afirma que diversos equipamentos serão entregues nesta terça-feira (28), por meio de parceria com os consórcios municipais. “São máquinas do Derba, para não só dar manutenção nas estradas estaduais como também fazer obras de pavimentação dentro das cidades”. Na quinta-feira, ele receberá o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para discutir a situação de alguns municípios baianos, principalmente aqueles que estão com indicadores altos de dengue e de zika, para fazer o trabalho preventivo.

Centro antigo
Sobre a recuperação do Centro Antigo, Rui afirma que é um patrimônio não só de Salvador, mas da Bahia, e que está recebendo diversas intervenções. Nesta segunda-feira (27), ele autorizou o início de mais uma obra, de R$ 26 milhões, para recuperação e pavimentação das ruas e passeios, com projetos de acessibilidade. “Isso vai facilitar e muito a vida dos moradores e daqueles que nos visitam, dando mais conforto, mais segurança e melhorando para que a atividade econômica se desenvolva naquela localidade”.

Quanto ao Campeonato Mundial de Lutas Associadas, que será realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, de 11 a 16 de agosto, Rui diz que a Bahia vai receber os convidados de braços abertos. “O evento vai ser divulgado para o mundo inteiro, através das televisões. […] E, portanto, a Bahia, Lauro de Freitas e o Brasil estarão sendo vistos pelo mundo. Vamos receber com muito carinho, com muita atenção, toda equipe técnica, jornalistas do mundo inteiro que vêm cobrir este evento”.

FazAtleta e Bolsa Esporte
Além dos bons resultados de seis atletas baianos nos jogos Panamericanos, Rui lembrou ainda que o nadador Allan do Carmo garantiu a sua vaga para as Olimpíadas de 2016. “Eu fico muito feliz e a aposta que nós fazemos no esporte vai continuar, eu diria até que vai ampliar, não só com o Programa FazAtleta, mas também com investimento em equipamentos do interior, como piscina semi-olímpica, quadra de esporte coberta, campo, reforma de estádios”. Rui aproveita o programa para parabenizar Ezequias Queiróz, que conquistou três medalhas na canoagem, “o que mostra que a Bahia está cheia de talentos e nós temos vários baianos que ganharam e trouxeram medalhas nas equipes e na representação brasileira. E o Brasil tem um papel importantíssimo: o terceiro lugar – se firmou uma terceira força das Américas no esporte”.

De acordo com o governador, para incentivar os esportes, principalmente os atletas de alto rendimento, a Bahia tem dois programas principais: o FazAtleta e o Bolsa Esporte. “A maioria dos jovens que têm talento, tem desempenho, precisa de um apoio, porque são de famílias simples e, sem o apoio do Estado, eles não conseguiriam patrocínio, não conseguiriam viabilizar seus treinamentos”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas