Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina tem previsão de céu ensolarado e pouca chance de chuva no final de semana

foto
A condição de céu claro também se reflete nos índices de temperatura, que podem atingir valores máximos de 35°C durante o dia | FOTO: Arquivo/Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para os próximos dias – incluindo o final de julho e início de agosto – permanecerão sem mudanças significativas na maioria das regiões do País. Isto se deve à persistência da massa de ar seco, que permanece como o principal sistema meteorológico responsável pela redução da nebulosidade e escassez da chuva, de acordo com previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

No Nordeste brasileiro esse sistema atua com mais intensidade no interior da região, a exemplo de grande parte da Bahia. Em Salvador e região metropolitana, onde o tempo segue influenciado pela umidade vinda do Oceano Atlântico, o céu deverá continuar nublado a parcialmente nublado e com chuva no decorrer do período. A temperatura na capital baiana se mantém estável, variando entre 21°C e 28°C.

Para a faixa centro-oeste do estado, que compreende as regiões oeste, São Francisco, norte, setor oeste da Chapada Diamantina e sudoeste baiano, a previsão é de céu ensolarado e pouca chance de chuva em praticamente todo o período. A condição de céu claro também se reflete nos índices de temperatura, que podem atingir valores máximos de 35°C durante o dia. No decorrer da noite e início da manhã, a pouca nebulosidade reduz esses índices, podendo chegar a valores mínimos de 12°C.

Umidade relativa
A redução nos índices de umidade relativa é outro efeito da atuação da massa de ar nessa faixa do estado, que podem chegar a valores em torno de 30%, considerados preocupantes para a saúde da população, pois o ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deveria ser de 60%. Nesse caso, é recomendado a pessoa se hidratar continuamente, ingerindo líquidos (água e sucos). Com a previsão de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumentam os riscos de novos focos de queimadas ou, até mesmo, a propagação de alguns pequenos já existentes.

Na faixa leste, o tempo se mantém influenciado pela umidade vinda do Oceano Atlântico, o que deixa o céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva fracas nas regiões Nordeste, Recôncavo Baiano e sul. Já, nas áreas mais próximas ao litoral, é maior a chance de ocorrer chuva moderada. A temperatura deverá variar entre máxima de 31°C (no nordeste) e mínima de 16°C (no sul).

Chuva fraca também é esperada para o setor leste das regiões Chapada Diamantina e sudoeste, onde ainda devem ser registrados os menores índices de temperatura da Bahia, com mínima de até 11°C. Essa condição de tempo frio e úmido aumenta a chance de ocorrer neblina, principalmente, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Maré
Desta sexta-feira até domingo (31 a 2 de agosto), a maré deverá atingir altura máxima, entre 3h e 6h e das 15h às 18h, variando de 2,1 e 3 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada, das 9h às 12h e entre 21h e zero hora, com valores de 0,1 a 0,2 metro. As ondas previstas para o período terão agitação, de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,6 metros.

Radiação Ultravioleta
No inverno há redução da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, mesmo com a predominância de céu com poucas nuvens. Também ocorre diminuição nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), como os previstos para o período desta sexta a domingo na Bahia, quando deverão variar de 07 a 09.

Segundo a OMS, esses índices estão classificados nas categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’, o que exige cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para isso, a sugestão é utilizar protetor/filtro solar, chapéu, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas