Ícone do site Jornal da Chapada

Ações integradas da polícia reduzem assaltos a banco na Chapada Diamantina e região

foto
As medidas otimizam o policiamento especializado nos eixos da Chapada Diamantina e Microrregião de Irecê | FOTO: Divulgação/Ascom PM |

As ações integradas do policiamento preventivo, desenvolvidas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) e outras unidades da segurança pública, resultaram no fim das ocorrências de assaltos a agências bancárias e arrombamentos a terminais de autoatendimento, em toda a área de cobertura, nos últimos três meses e meio. Até o momento, também não houve registro de roubo a carro forte. Com a missão de apoiar o policiamento ordinário em 74 municípios, a companhia implementou algumas ações, no início de setembro de 2014, que contribuíram para o resultado alcançado. As medidas otimizam o policiamento especializado nos eixos da Chapada Diamantina e Microrregião de Irecê.

O trabalho da Cipe envolve também as Unidades Operacionais da região, além de intervenções pontuais dos órgãos de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Como resultado das ações, no primeiro semestre de 2015, a PM informa que ocorreram 11 registros contra 26 em 2014. Quanto ao número de arrombamentos a terminais de autoatendimento, a redução ficou em 50%.

Produtividade
Ainda segundo a Polícia Militar, em relação à modalidade de assalto a banco, conhecido como ‘novo cangaço’, houve diminuição de 75%. Com relação às ocorrências envolvendo extorsão, mediante sequestro de gerente ou familiar, aconteceu um registro, no ultimo dia 30 de julho, que se limitou a uma tentativa, pela rápida mobilização do aparato policial para inviabilizar a consumação do delito.

Leia também:
Solenidade marca assunção do major Carlos Augusto Dias na CIPT da Chapada Diamantina

A produtividade da Cipe aumentou, principalmente nas apreensões ocorridas no primeiro semestre de 2015. As prisões em flagrante aumentaram 10% em relação ao total de 2014. Da mesma forma, foram recuperados 155 veículos, o que já supera em 18% o número total do ano passado. Em 2015, a polícia apreendeu 91 armas de fogo e 50 máquinas caça-níqueis, erradicou 106 mil pés de maconha e apreendeu 22 quilos da droga pronta para o consumo.

Em 2015, a polícia apreendeu 91 armas de fogo e 50 máquinas caça-níqueis, erradicou 106 mil pés de maconha e apreendeu 22 quilos da droga pronta para o consumo | FOTO: Divulgação/Ascom PM |

Operações
Grandes operações têm sido desenvolvidas na região do semiárido, a exemplo da ‘Varredura’, desenvolvida pela SSP, que já está na 10ª edição e prioriza períodos do mês e localidades para ação policial. O Comando de Policiamento Especializado (CPE) também desenvolve importantes ações nesse sentido, a exemplo da operação ‘Hermes’ e da Operação de Combate a Crimes Contra Instituições Financeiras.

De forma complementar, a Cipe desenvolve operações como a ‘Ronda Rural’, ‘Ações Diurnas e Noturnas’ e ‘Intensificação’. Os resultados se devem à maior integração com as Unidades Operacionais apoiadas, coordenadorias de Polícia Civil e órgãos de inteligência da SSP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas