Ícone do site Jornal da Chapada

Pessoas trans e travestis iniciam curso pré-enem gratuito em Salvador

foto
O curso intensivo terá duração de três meses (de 3 de agosto a 24 de outubro) | FOTO: Reprodução |

​Um curso pré-enem para pessoas trans, transexuais e travestis de Salvador e região metropolitana totalmente gratuito começa nesta segunda-feira (3), na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Vale do Canela. Nomeada ‘Transviando o Enem’, a iniciativa partiu de um grupo de pessoas universitárias, algumas delas trans (travestis, transexuais, transgêneras), a fim de contribuir para formação básica e inserção desta comunidade na universidade.

O curso intensivo terá duração de três meses (de 3 de agosto a 24 de outubro), material didático gratuito, com apostilas que incluem disciplinas de português, matemática, história, geografia, línguas estrangeiras, além de diálogos sobre cidadania trans, no geral marcada por diversas violências e problemas no acesso a recursos e direitos fundamentais.

No ano passado, com a regulamentação do uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 95 travestis, pessoas transexuais e transgêneras no Brasil se inscreveram na avaliação, número que, contrastado com a estimativa de assassinatos de pessoas trans no país para o mesmo ano — 113, segundo a organização Transgender Europe –, dá uma dimensão dos obstáculos sociais a esta população.

A comunidade de aprendizagem é formada por pessoas do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFBA), do coletivo Kiu, do núcleo baiano do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat-BA) e conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) e do site de educação Descomplica.

Vídeo de divulgação do ‘Transviando o Enem’:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas