Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa aposta em consórcios e policlínicas para melhorar saúde pública na Bahia

rui costa
O governador enfatizou que vai enviar aos prefeitos e prefeitas projetos de lei municipal para a criação das policlínicas | FOTO: Reprodução/Raul Golinelli/GOVBA |

O fortalecimento da saúde no estado, com a implantação de policlínicas por meio de consórcios municipais, foi ressaltado pelo governador Rui Costa no programa Digaí, Governador! desta terça-feira (4). Os projetos serão enviados para aprovação na Assembleia Legislativa nos próximos dias. Rui disse que serão equipamentos novos para “levar até o cidadão a especialidade – o cardiologista, neurologista… – enfim, os serviços médicos e também os exames complexos que, muitas vezes, as pessoas só conseguem fazer em nossa capital”. O governador ainda aborda as intervenções que estão sendo realizadas para dinamizar o atendimento e a reurbanização para melhorar a qualidade de vida de quem mora no entorno do Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador.

Outro assunto é o Campeonato Mundial de Wrestling, na próxima semana, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Rui fala também de compromissos oficiais, em Brasília, para tratar do programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação e de assuntos relacionados à geração de energia renovável, além da agenda no interior do estado para entregar obras e serviços. Ele se despede dos ouvintes parabenizando o aniversário da primeira-dama, Aline Peixoto, nesta terça-feira (4), e com uma mensagem para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9). Desde que assumiu o governo, Rui ressalta a importância da família como exemplo a ser seguido.

Policlínicas
Também na edição, o governador enfatizou que vai enviar aos prefeitos e prefeitas projetos de lei municipal para a criação das policlínicas. “Tenho certeza que nós contaremos com o apoio dos vereadores de todas as cidades, e também com o apoio dos deputados estaduais na Assembleia. Nós já temos, inclusive, uma manifestação de apoio até dos deputados federais e senadores da Bahia. Eu já pedi emendas parlamentares”. Segundo ele, até agora, a previsão inicial é de 11 policlínicas, este ano, e a meta é chegar, ao final de quatro anos, com 27 policlínicas construídas na Bahia.

Quanto às intervenções no Hospital Roberto Santos, o governador informa que há uma série de procedimentos internos que estão sendo realizados para melhorar o atendimento, a resolução e a produtividade. “Mas também precisamos fazer uma melhoria no entorno […]”. Rui informa que o projeto está concluído e será realizada a licitação de uma obra, com investimento “de um pouco mais de R$ 8 milhões, para reurbanizar o entorno do Hospital Roberto Santos e levar alguns equipamentos comunitários para a população”.

Entre as ações, o governador destaca que fazem parte do projeto a construção de uma creche que possa atender toda a região, “dando mais dignidade e melhorando a qualidade do ensino porque, cuidando das crianças desde cedo, nós vamos ter crianças mais preparadas para o ensino fundamental I e, posteriormente, o ensino fundamental II”.

Campeonato Mundial de Wrestling
O governador explicou o que é o wrestling. “Eu mesmo não conhecia esse nome. É a antiga [luta] greco-romana, e é importante porque a Bahia [vai] ganhar espaço no cenário mundial. Nós teremos aqui delegações, que já começam a chegar esta semana”. O campeonato ocorrerá no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo ele, a abertura do campeonato será no dia 11, e o ministro do Esporte, George Hilton, deve participar do encerramento. “[O evento] marca, eu diria, o início de grandes competições que nós queremos fazer naquele equipamento belíssimo, originalmente pensado para o judô […], mas que também abrigará outras modalidades de lutas. Nós queremos trazer mais e mais lutas nacionais e campeonatos internacionais, que possam ser realizados aqui na Bahia, naquele belíssimo equipamento”.

Brasília e interior do estado
Em Brasília, Rui tem audiências marcadas, esta semana, com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para tratar do programa Educar para Transformar, e também com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, como informa no programa.

“Nós vamos discutir a necessidade do apoio, de um suporte para alavancar a criação de empreendimentos que gerem energia solar e energia eólica. Energia eólica já é um sucesso, mas nós temos potencial para mais, dependemos das linhas de transmissão no estado, assim como a necessidade de discutir sobre os empreendimentos de óleo e de gás. Isso vai gerar centenas, milhares de empregos para os baianos e, portanto, é fundamental esta audiência”.

O governador informa ainda que vai ao município de Poções fazer entregas como a reforma do estádio e de equipamentos da agricultura familiar. “No sábado, vamos conhecer esse projeto maravilhoso lá em Morro do Chapéu, que é o cultivo da uva, da produção de vinho. A Bahia começa a se destacar: nós já temos vinhos e espumantes premiados lá no Vale do São Francisco, na região de Juazeiro, e agora começa a se destacar a Chapada Diamantina, na região de Morro do Chapéu. Agora é a vez do vinho e da uva ganharem não só as mesas brasileiras, mas do mundo inteiro”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas