Ícone do site Jornal da Chapada

Aumento de assaltos a bancos é debatido entre Marcelo Nilo e presidente de sindicato

Deputado Marcelo Nilo (PDT) busca quinto mandato na Assembleia Legislativa |FOTO: Divulgação|

nilo
O deputado estadual Marcelo Nilo | FOTO: Reprodução |

O aumento de casos de assaltos a bancos no interior do estado é o assunto do encontro do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, marcado para a próxima quinta-feira (6), às 17h00, no gabinete da presidência da Alba. De acordo com o Sindicato dos Bancários, somente em 2015, a Bahia já registrou 141 ataques a bancos.

A violência está migrando da capital do estado para as cidades de pequeno e médio porte, que se tornaram alvo de quadrilhas de assaltantes. Segundo o sociólogo Antonio Mateus Soares, a ação das quadrilhas está mais frequente nos municípios menores e mais distantes da capital que apresentam menor contingente de policiais, deficiência e precarização de alguns equipamentos de segurança. “Essas cidades se tornam mais vulneráveis e entram na mira de dois tipos de quadrilha: as amadoras, que utilizam explosivos e mantém reféns, e outras mais experientes que agem silenciosamente”, explicou.

Ainda de acordo com Soares, a articulação das seguranças pública e privada é fundamental para prevenir a ação dos criminosos. As instituições bancárias estão atribuindo aos órgãos públicos a responsabilidade pelo combate aos crimes mas, para Marcelo Nilo, serviços privados, contratados pelas próprias agências, deveriam ser a principal forma de evitar a propagação dos assaltos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas