Ícone do site Jornal da Chapada

Governo baiano oficializa COB para receber provas náuticas da Rio 2016

foto1
A preocupação prioritária com a saúde e o bem-estar físico dos atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016 | FOTO: Divulgação/Setre |

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) enviou na terça-feira (4), ofício ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, propondo que as provas de maratonas aquáticas, vela, remo e canoagem, das Olimpíadas Rio 2016 aconteçam nas águas da Baía de Todos os Santos. Secretário estadual da Setre, Álvaro Gomes referenda a Baía de Todos os Santos como “raia perfeita” para sediar as competições náuticas, pelas suas águas mornas e os bons ventos, considerando a preocupação prioritária com a saúde e o bem-estar físico dos atletas que vão disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, assim como a qualidade da competição.

Estudo
Iniciativa do titular da Setre deve-se ao recém-divulgado estudo feito pela Associated Press (AP) com a qualidade das águas da Baía de Guanabara, Lagoa Rodrigo de Freitas e Marina da Glória, locais das provas olímpicas e paralímpicas. Os testes nas águas fluminenses foram feitos pelos pesquisadores da Universidade de Feevale, localizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Estudo apontou comprometimento na balneabilidade das raias, através de contaminação por bactérias de esgoto humano. Resultados alarmaram especialistas internacionais e preocupam os competidores que treinam no Rio em fase de aclimatação; alguns dos atletas, inclusive, já teriam apresentado problema de saúde.

Saúde
Vice-presidente do Fórum Nacional do Secretários de Esporte e Lazer (Fonseel), Álvaro Gomes ressalta sua preocupação com a saúde dos atletas de modalidades como maratonas aquáticas, iatismo, canoagem e, em menor grau, de remo, que têm contato direto com as águas.

“Estou oferecendo ao COB a segunda maior baía navegável do mundo e a primeira do Brasil. Nela, realizamos a Regata Aratu- Maragojipe, que é o maior evento náutico do país nessa modalidade. A Bahia de Todos os Santos é também destino final da Regata Internacional Transat 6.50 Charente Maritime, com largada no Sudoeste da França, e que tem apoio do Governo da Bahia”, enfatiza o secretário.

Olímpica
Dirigente baiano destaca também que com o sucesso da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, o Estado se credencia para realizar outros grandes eventos internacionais. “Nos próximos dias, de 11 a 16 de agosto, vamos reunir atletas de 59 países para o Campeonato Mundial Júnior de Luta Olímpica; será a primeira vez que a competição acontece no Continente Sul Americano”, diz o secretário.

A Bahia já vai sediar 10 partidas do futebol olímpico da Rio 2016, sendo sete masculino e três feminino. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mais de 10 mil atletas de 205 nações devem competir. Quase 1.400 deles estarão velejando nas águas insalubres fluminenses, conforme o estudo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas