Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Academia vira ponto de encontro para pai e filhos fortalecerem os laços familiares

foto
Marcelo e seus dois filhos praticam musculação na academia Alpha Fitness | FOTO: Divulgação |

A prática de atividades físicas é um hábito extremamente saudável que traz benefícios que vão além dos que são amplamente divulgados como controle de peso, melhora dos índices glicêmicos e das taxas de colesterol, aumento da resistência muscular, alívio do cansaço e da ansiedade, entre tantos outros. Quando realizado ao lado das pessoas que amamos, os exercícios contribuem, também, para estreitar laços e driblar o distanciamento provocado pelas diferentes rotinas do dia a dia.

Um bom exemplo é o do engenheiro Marcelo Lussano, 52 anos. Praticante de artes marciais desde a infância e adepto da musculação há dez anos, Lussano sempre fez da prática de atividades uma rotina em sua vida e viu seus filhos Victor (23) e Luccas (15) seguirem seus passos também desde crianças. “Sempre tive por hábito praticar atividades e cuidar da saúde acredito que isso tenha servido de incentivo para que eles demonstrassem desde cedo a vontade de seguir o meu exemplo”.

Marcelo e seus dois filhos praticam musculação na academia Alpha Fitness, unidade Patamares e, segundo o engenheiro, que é separado da mãe dos seus filhos, a academia se tornou um ponto de encontro para os três, um momento para estarem mais próximos, trocarem dicas de saúde e alimentação. “Fazer exercícios se tornou um lazer, desde que passamos a treinar juntos passei a ter mais foco e motivação”, relata.

“Ele sempre foi o nosso exemplo, sempre vi e o acompanhei nas lutas e na malhação. Quando fiz 12 anos pedi para fazer também. Começamos a malhar juntos, eu, meu pai e meu irmão. Hoje por conta da faculdade tive que mudar o meu horário, mas a academia continua sendo nosso ponto de encontro”, diz Victor.

Por ser o mais novo, Luccas foi o último a seguir os passos do pai, e atribui também ao irmão Victor o incentivo e motivação para se exercitar e cuidar da saúde. “Eles são os meus exemplos e quando estamos juntos malhando sinto uma alegria enorme, esse é um momento de união da família, uma oportunidade para estarmos próximos passando confiança e cuidando um do outro”, descreve Luccas.

Histórias como a da família Lussano serviram como mote para a campanha de Dia dos Pais 2015 da Rede de Academias Alpha Fitness, que durante o mês de agosto dará aos filhos a oportunidade de presentear os pais com um plano de aulas gratuito. “Nosso objetivo é fazer com que os filhos também possam servir de motivação para seus pais incentivando-os a sair do sedentarismo, a melhorar a qualidade de vida e a passarem mais tempos juntos”, afirma Vitor Urpia, sócio diretor da Rede Alpha Fitness.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas