Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Jacobina inicia projeto de incentivo à leitura nesta segunda

foto
A ideia é estimular estudantes da instituição a ler livros considerados clássicos na literatura brasileira | FOTO: Divulgação/Ifba |

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país revela que sete em cada dez brasileiros não leram um livro sequer em 2014. A maioria dos entrevistados afirmou que não lê por falta hábito. Atento a esses resultados, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Diamantina, vai iniciar nesta segunda-feira (10), às 14h, o projeto de incentivo à leitura Garimpando Clássicos.

A ideia é estimular estudantes da instituição a ler livros considerados clássicos na literatura brasileira, interpretando e discutindo o conteúdo dessas obras durante os encontros presenciais e on-line que serão promovidos pela equipe do projeto. Os dois livros escolhidos são os romances Memórias Póstumas de Brás Cubas – romance escrito por Machado de Assis que retrata temas como a escravidão, o cientificismo e o positivismo – e O Cortiço – romance escrito por Aluísio de Azevedo que aborda temas como miscigenação de culturas e saúde pública.

Leia também:
Chapada: Ifba de Seabra emite nota do fim da greve e aulas retornam em 10 de agosto

O professor do Ifba, Marcos Paixão, que idealizou a iniciativa, destaca que a atividade vai auxiliar os participantes na compreensão dos livros. Ele lembra que serão usadas técnicas de mediação de grupo e interpretação de texto durante os encontros. “Queremos que o projeto cresça e envolva no futuro estudantes de outras escolas da região para que possamos estimular um número maior de leitores”, destaca o docente, que vai contar com o auxílio da professora da instituição, Virgínia Anjos e de estudantes bolsistas do projeto.

Marcos lembra que formou um grupo de leitura informal com estudantes do Instituto e “a experiência foi muito boa. Todos liam e marcávamos reuniões para discutir os grandes clássicos da literatura universal”. O projeto vai se estender até o final do ano e os estudantes que participarem de 80% das atividades receberão certificado. Serão oferecidas 20 vagas.

Garimpando Clássicos é um projeto de extensão financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, por meio do Edital nº 01/ 2015. Também na segunda-feira serão lançados mais três projetos de extensão aprovados pelo mesmo edital para o campus Jacobina. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br .

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas