Ícone do site Jornal da Chapada

Temperatura mínima na Chapada Diamantina pode chegar a 10°C no fim de semana

fto
No período da noite, a pouca nebulosidade contribui ainda para a diminuição da temperatura | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia, neste final de semana, continuarão influenciadas pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, na faixa centro leste, e a massa de ar seco no centro oeste e norte do Estado. As informações são do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). Em Salvador e região metropolitana também são os ventos úmidos que influenciam as condições do tempo, o que mantém o céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Já a temperatura na capital baiana permanece sem grandes variações oscilando entre 21ºC (mínima) e 27ºC (máxima).

No centro leste, que compreende as regiões nordeste, Recôncavo Baiano, sul e setor leste da Chapada Diamantina e sudoeste, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Porém nas localidades mais próximas ao litoral do nordeste e Recôncavo, devido à maior intensidade dos ventos, a chuva poderá ser mais significativa e mais frequente Como é típico nesta época, a chuva deverá ocorrer durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Ainda para essa faixa, está prevista temperatura entre mínima de 17°C (na região sul) e máxima de 30°C (na região nordeste). Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde o frio prevalece, são esperados os menores índices de temperatura, com mínima podendo chegar a 10°C.

Baixa umidade
Já na faixa centro oeste e norte, que inclui as regiões oeste, São Francisco, norte e setor oeste da Chapada Diamantina e sudoeste, o tempo continua influenciado pela massa de ar seco, o que mantém o céu ensolarado. Em decorrência da pouca nebulosidade, nessas áreas onde é esperada a temperatura mais elevada na Bahia, principalmente no período da tarde, quando a máxima poderá chegar aos 33°C. No período da noite, a pouca nebulosidade contribui ainda para a diminuição da temperatura, especificamente nas áreas serranas, onde a mínima poderá chegar aos 12°C.

Essa massa de ar favorece a manutenção dos baixos índices de umidade relativa, que estão em níveis de atenção (em torno de 30%). Com essa condição de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta a chance de ocorrer focos de queimadas nessas áreas do estado. Por isso é necessária cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo – uma simples ponta de cigarro poderá dar início a uma grande queimada e causar grandes prejuízos ambientais à região.

Maré
Desta sexta-feira a domingo (7 a 8), a maré deverá atingir altura máxima, entre 9h e 12h, e das 21h à zero hora, com valores de 1,6 a 2,5 metros. Já a altura mínima será registrada, das 3h às 6h e entre 15h e 18h, oscilando de 0,5 a 1 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Radiação
Uma das características do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). Entretanto a condição de céu com poucas nuvens eleva os índices, como os que estão previstos para o período desta sexta a domingo, quando deverão variar de 8 a 10.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão classificados na categoria ‘Muito Alta’. Por isso é recomendado evitar exposição prolongada ao sol, usar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve, principalmente das 10h às 16h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas