Ícone do site Jornal da Chapada

Inscrições estão abertas para segunda fase do Edital Mobilidade Artístico Cultural 2015

cultura
As atividades propostas devem acontecer de novembro deste ano a janeiro de 2016 e as inscrições podem ser realizadas por meio de envio de documentação via Correios | FOTO: Reprodução/Secom |

A segunda fase do edital Mobilidade Artístico Cultural 2015, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), recebe, até o dia 7 de setembro, propostas de iniciativas de residência, de formação, intercâmbio e de difusão artístico-cultural no Brasil e no exterior. O certame oferece suporte financeiro a artistas e promotores culturais selecionados, possibilitando que tenham experiências em outros países e estados brasileiros. As atividades propostas devem acontecer de novembro deste ano a janeiro de 2016 e as inscrições podem ser realizadas por meio de envio de documentação via Correios. No total, serão duas seleções em 2015, com o investimento de R$ 500 mil, via Fundo de Cultura do Estado da Bahia. O cronograma de apresentação de propostas pode ser conferido no site da Secretaria de Cultura.

Para as residências artístico-culturais, o edital contempla a permanência fora do estado ou país de domicílio, por um período mínimo de seis semanas, de artistas ou profissionais da cultura para se concentrar inteiramente em um projeto específico que esteja em fase de pesquisa, concepção, produção ou finalização. Para as formações artístico-culturais, o edital prevê a participação de artistas ou profissionais da cultura em cursos, oficinas ou estágios, fora do estado ou país de domicílio, em entidades de referência no domínio das artes e/ou da cultura, que contribuam para o aperfeiçoamento, a qualificação e a capacitação técnica e/ou artística do proponente.

No aspecto do intercâmbio e difusão, o edital proporciona a troca de conhecimentos e experiências, bem como a circulação e a distribuição de produções artísticas e culturais em outro estado brasileiro ou país, contemplando a participação de artistas e profissionais da cultura em atividades culturais nacionais e internacionais, podendo a viagem destinar-se a apresentação de trabalho próprio; circulação de artistas ou grupos baianos; pesquisa e prospecção; promoção de bens e serviços culturais (participação em feiras setoriais); construção e dinamização de redes, entre outros.

A Secult proporciona atendimento através da Central de Atendimento Integrado, para orientar interessados e proponentes. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, através do telefone (71) 3103 3489, e-mail mobilidade@cultura.ba.gov.br ou presencialmente no endereço Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n, térreo – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador/Bahia.

Desenvolvimento cultural
O edital Mobilidade Artístico Cultural 2015 contribui para o desenvolvimento e inserção nacional e internacional do setor cultural do Estado, e para a circulação de artistas e propostas culturais. Em 2014, foram realizadas três chamadas totalizando 90 propostas apresentadas, 47 inscritas após passarem por análise prévia e 24 projetos contemplados, com países/destino, como Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Inglaterra, Alemanha e França. Desde 2007, foram 147 projetos apoiados. Grupos e artistas, como Samba Chula de São Braz, Baianasystem, Vandex e Toco Y Me Voy; espetáculos teatrais, como O Sapato de Meu Tio e Entre Nós; estágios, intercâmbios e participações em eventos e festivais foram executados e possibilitados através do edital.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas