Ícone do site Jornal da Chapada

Deputada do PRB busca parceria do ITA com o Cimatec

foto1
A parlamentar baiana é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Câmara Federal |FOTO: Reprodução/Ascom |

A deputada Federal Tia Eron (PRB-BA), acompanhada dos diretores do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), visitou no dia 13 de agosto o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), localizado na cidade paulista de São Jose dos Campos, para buscar parceria do instituto com o Cimatec. A parlamentar baiana é membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Câmara Federal, e acredita que a ação vai proporcionar tecnologia de ponta para o órgão baiano, cujos cursos são procurados por estudantes de áreas técnicas.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece diversos cursos de graduação e pós graduação, sendo uma das mais avançadas instituição de ensino tecnológico da America Latina.

Cursos de Graduação
Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. O ITA oferece 6 cursos de graduação:
o Engenharia Aeronáutica
o Engenharia Eletrônica
o Engenharia Mecânica-Aeronáutica
o Engenharia Civil-Aeronáutica
o Engenharia de Computação
o Engenharia Aeroespacial

Cursos de Pós-graduação
O ITA oferece cursos de Mestrado e Doutorado por meio de cinco programas de pós-graduação, subdivididos em 22 áreas de concentração:

Engenharia Aeronáutica e Mecânica
o EAM-A – Aerodinâmica, Propulsão e Energia
o EAM-E – Mecânica dos Sólidos e Estruturas
o EAM-M – Materiais e Proc. de Fabricação
o EAM-P – Produção
o EAM-S – Sist. Aeroespaciais e Mecatrônica
o EAM-V – Mecânica de Vôo

Ciências e Tecnologias Espaciais
o CTE-F – Física e Matemática Aplicadas
o CTE-P – Propulsão Espacial e Hipersônica
o CTE-Q – Química dos materiais
o CTE-S – Sensores e Atuadores Espaciais
o CTE-E – Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos

Engenharia Eletrônica e de Computação
o EEC-D – Dispositivos e Sistemas Eletrônicos
o EEC-I – Informática
o EEC-M – Microondas e Optoeletrônica
o EEC-S – Sistemas e Controle
o EEC-T – Telecomunicações

Física
o FIS-A – Física Atômica e Molecular
o FIS-C – Dinâmica Não-linear e Sistemas Complexos
o FIS-N – Física Nuclear
o FIS-P – Física de Plasmas

Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
o EIA-I – Infra-Estrutura Aeroportuária
o EIA-T- Transporte Aéreo e Aeroportos
O ITA também oferece o Mestrado Profissional, um curso de pós-graduação stricto sensu em parceria com empresas, e cursos de pós-graduação lato sensu dependendo das demandas das Forças Armadas e do mercado. Boa parte dos estudantes de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado recebem bolsas de estudo de agências de fomento ou empresas.

Missão e Legislação
O ITA foi criado pelo Decreto no 27.695, de 16 de janeiro de 1950 e definido pela Lei nº 2.165, de 05 de janeiro de 1954, com a seguinte missão:
· Ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse do campo Aeroespacial, em geral, e do Comando da Aeronáutica, em particular;
· Manter atividades de graduação, de pós-graduação stricto sensu, de pós-graduação lato sensu e de extensão;
· Promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais.​

O ITA é um órgão integrante da Administração Federal Direta, como Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica (COMAER), e, portanto, do Ministério da Defesa (MD). Relaciona-se com Ministério da Educação (MEC) nos assuntos de natureza geral de educação, pois as disposições legais previstas na legislação educacional e de magistério diretamente dirigidas ao MEC são extensivas ao ITA, no que couber. Mais detalhes sobre a constituição legal da instituição podem ser obtidos no Regulamento e Regimento do ITA. Da redação do Noticias da Bahia, com informações do ITA

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas