Ícone do site Jornal da Chapada

Fim de semana de céu ensolarado e poucas chances de chuvas na Chapada Diamantina

foto
O tempo permanece firme, mas as menores temperaturas do estado (mínimas podendo chegar aos 9°C) estão previstas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia, previstas para os próximos dias, seguem sem mudanças significativas e continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. A faixa centro-oeste e norte do estado, que abrange as regiões oeste, São Francisco, norte e faixa oeste da Chapada Diamantina e sudoeste, permanece sob a atuação da massa de ar seco, com predomínio de céu ensolarado e poucas chances de ocorrer chuvas. Além de impedir a formação de nuvens, essa massa de ar também está colaborando para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, sobretudo, no período da tarde quando as máximas poderão chegar aos 34°C. Por outro lado, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, com a ausência de nebulosidade somada ao período do ano (inverno), essas temperaturas diminuem significativamente e as mínimas poderão chegar aos 13°C.

Outro reflexo da atuação dessa massa de ar se deve aos baixos índices de umidade relativa, que podem atingir níveis considerados preocupantes (em torno de 30%), pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 60% é o valor confortável para o bem estar da população. Essa condição de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, aumenta as chances de ocorrer queimadas. Assim, é necessário cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, já que uma simples ponta de cigarro pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, grandes prejuízos ambientais para a região.

Outro sistema que está influenciando o tempo no estado, com maior atuação nas regiões do Recôncavo, nordeste, sul e setor leste da Chapada Diamantina e sudoeste, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Esses ventos favorecem o aumento da nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas fracas, sendo que são nas localidades mais próximas ao litoral onde estas serão mais frequentes. Além de deixar o tempo chuvoso, esses ventos também estão contribuindo para manter as temperaturas amenas, onde as máximas não deverão ultrapassar os 30°C. Por outro lado, as menores temperaturas do estado (mínimas podendo chegar aos 9,0°C) estão previstas para as áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde o céu continua encoberto e chuvoso, as temperaturas deverão variar entre mínimas de 21°C e máximas de 28°C. Entretanto, como os ventos estão mais fortes que o normal, há sensação de que estas temperaturas são menores.

Maré
Entre sexta-feira (14) e domingo (16), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 3h e 6h e entre 15h e 18h, com valores variando de 1,9 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 9h e 12h e entre 21h e 00h, com valores variando de 0,2 a 0,4 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada à fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,8 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta
Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Entretanto, a condição de céu com poucas nuvens resulta na elevação desses índices, como os que estão previstos para o período entre esta sexta e domingo, quando deverão variar de 8 a 10. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices estão classificados na categoria “Muito Alta”, o que é recomendado evitar exposição prolongada à radiação solar, usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, nos horários das 10h às 16h. Esses cuidados são essenciais para minimizar os danos à saúde, pois é nesse intervalo de tempo que os efeitos dos raios solares são maiores.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas