Ícone do site Jornal da Chapada

Itamaraju: CDL e Sindcomércio pedem ações do governo para desenvolvimento da região

foto
O deputado Valmir Assunção durante agenda em Salvador com CDL e Sindcomércio de Itamaraju | FOTO: Divulgação |

Uma maratona de reuniões pautou ações para o desenvolvimento do município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, nesta segunda-feira (17), em Salvador. Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Itamaraju (Sindcomércio) cumpriram três agendas na capital nas Secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), Administração (Saeb) e Fazenda (Sefaz), para cobrar melhorias na condição de trabalho dos policiais civis e militares, um delegado plantonista nos finais de semana, a instalação de SAC e a reativação da inspetoria na região. De acordo com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), essas iniciativas foram apresentadas ao governo, que vai estudar cada ponto.

“A intenção é atuar em parceria e melhorar as condições da população, evitando que o povo se desloque para outra cidade para ter acesso aos serviços, como emissão de documentos, além de fortalecer a segurança pública e a atuação da Sefaz na região”, aponta Assunção. As agendas contaram também com a participação da deputada estadual Maria Del Carmem (PT), que defendeu os pleitos do CDL e do Sindcomércio de Itamaraju. Para o presidente do Sindcomércio Elan Wagner, que esteve com o presidente do CDL Américo Mendes e o vereador de Itamaraju Antônio Portugal (PT), o governo deve iniciar os estudos, já que o corpo técnico das secretarias entendeu a importância de cada ação.

“Na SSP pedimos uma equipe para avaliar as condições da Delegacia de Itamaraju e fazer uma reforma urgente. Só temos um delegado e nos finais de semana ele vai embora, porque já cumpriu a carga horária e todo flagrante feito pela Polícia Militar no final de semana tem que ser levado para Teixeira de Freitas, causando transtorno para a polícia. Pedimos mais um delegado, para que a população seja atendida da melhor forma possível”, informa Elan.

Já na Secretaria de Administração foi solicitada a instalação de um SAC no prédio onde funciona a Secretaria da Fazenda, que é um prédio próprio do Estado. “Uma equipe técnica fará a vistoria, ou instala o SAC completo ou monta um Ponto Cidadão”, completa Wagner. Na Sefaz, em Salvador, o pedido foi para manter a inspetoria que foi desativada. “Parte das reivindicações foi atendida pelo órgão, solicitamos agora a ativação da inspetoria que ficou do secretário avaliar com os técnicos”, aponta Américo. De acordo com o presidente do CDL, o próximo passo é aguardar vistoria técnica da Saeb no prédio da Secretaria da Fazenda de Itamaraju. “Vamos ao prefeito local solicitar os funcionários e o apoio para poder instalar o Ponto Cidadão”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas