Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Jacobina inicia projeto para aproximar campus da comunidade

foto1
O projeto “Ifba Comunidade” foi idealizado pela direção do campus para aproximar da instituição da comunidade local | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina

Estudantes do Colégio Municipal Pedro Daltro, localizado no distrito do Junco, no município de Jacobina, na Chapada Diamantina, visitaram na terça-feira (18), as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus Jacobina. Além dos 62 alunos, o grupo também foi composto pelo diretor da unidade, João Marcelo de Guimarães e pelas professoras Sidnei de Oliveira e Maria Aparecida Silva.

Sidnei contou que a ideia de visitar o Ifba surgiu a partir de atividades de leitura realizadas no colégio. “Um dos textos trabalhados falava sobre a escolha da profissão. A partir daí, muitos passaram a desejar um curso técnico. Por isso, tivemos a ideia de convidar o diretor do Ifba para ir à nossa escola falar sobre ensino técnico. Hoje estamos conhecendo a instituição de perto”, explica.

O diretor do campus, Epaminondas Macedo recepcionou o grupo e informou que muitos alunos de escolas públicas deixam de efetivar inscrição no processo seletivo por temer a concorrência. “Metade das nossas vagas são voltadas para alunos de escolas públicas. Além disso, existe a possibilidade de pedir isenção do valor cobrado na inscrição”. Durante a visita, eles puderam conhecer a história do Instituto, os programas de assistência social desenvolvidos na instituição, os laboratórios, a biblioteca e o ginásio de esportes do campus.

“É bom ver que existe uma instituição pública como essa. Não conhecia muito sobre o IFBA e essa visita me impressionou bastante”, disse Elson das Neves, aluno da educação de jovens e adultos (EJA) do colégio municipal que já planeja concorrer para uma das vagas do curso técnico em informática na próxima seleção.

Além dos 62 alunos, o grupo também foi composto pelo diretor da unidade, João Marcelo de Guimarães e pelas professoras Sidnei de Oliveira e Maria Aparecida Silva | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina |

Projeto Ifba Comunidade
A visita é a primeira atividade ligada ao projeto “Ifba Comunidade”, que foi idealizado pela direção do campus para aproximar da instituição da comunidade local. Esse projeto é formado por duas partes: uma interna e outra externa. A interna é voltada para estudantes do ensino fundamental de Jacobina e regiões próximas que queiram conhecer o Ifba. Essa etapa, que estará sob a coordenação do técnico em assuntos educacionais Daniel Santos Neto, prevê palestras sobre os cursos, o processo seletivo, além de visitação às instalações do campus.

Epaminondas explica que a parte externa do projeto prevê a ida de integrantes do Ifba a instituições como associações e escolas “para discutir com a comunidade, em fóruns abertos, demandas como educação, saúde e saneamento básico, entre outras. Essa segunda etapa visa interagir com a sociedade e auxiliá-la na resolução de seus problemas. A única contrapartida da comunidade é conceder o espaço para a reunião e estar presente nos encontros”, informa o diretor do campus. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato através do e-mail gabinete-jacobina@ifba.edu.br. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas