Ícone do site Jornal da Chapada

Boa Vista do Tupim: Estudantes do Cras participam de encerramento de projeto sobre prevenção de drogas

foto
No evento, um grupo de estudantes do centro de referência apresentou uma peça de teatro mudo sobre as drogas lícitas e ilícitas | FOTO: Cell Santos/Ascom |

Estudantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Boa Vista do Tupim, na região da Chapada Diamantina, participaram do encerramento do projeto “Prevenção de drogas lícitas e ilícitas”, na tarde desta segunda-feira (24). Realizado como projeto de estágio da estudante de assistência social e agente comunitária, Lidinelma Andrade, as palestras educativas foram dividas em quatro etapas com os alunos da oficina de futebol do Cras.

O usuário Renildo Silva durante palestra | FOTO: Cell Santos/Ascom |

“Escolhi esses meninos porque eles vivem em localidades de vulnerabilidade social, consideradas
como maior número de usuários de drogas. As palestras foram muito produtivas, acho que fizemos um ótimo trabalho”, conta a estudante. O também agente comunitário de saúde, Renildo Silva, que há dois anos está em tratamento de dependência química, falou sobre suas experiências como usuário. “Eu me fascinei quando comecei a usar drogas, ela era muito prazerosa no começo. Só depois que comecei a perceber o mal que ela me fazia e procurei ajuda. É muito importante que esses jovens tenham conhecimentos sobre as consequências das drogas”, relata.

Durante a palestra, um grupo de alunos do Cras fez uma apresentação de teatro mudo sobre as drogas lícitas e ilícitas. As drogas lícitas são substâncias que podem ser comercializadas e consumidas sem problema. Já as ilícitas trazem maiores prejuízos aos órgãos do corpo e não são liberadas pela lei e nem aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e ilícitas são maconha, crack, cocaína, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, entre outras.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas