Ícone do site Jornal da Chapada

Festival de Jazz do Capão acontece em setembro com workshops e shows gratuitos; confira programação

foto1
O Coral do Capão está confirmado para o Festival de Jazz | FOTO: Reprodução/Facebook Oficial |

Ouvir boa música e ter a oportunidade de ter como cenário a própria natureza. É isso o que o público poderá desfrutar no Festival de Jazz do Capão. O evento, que está em sua 5ª edição, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Vale do Capão, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Durante os dois dias, a região cercada por rios, cachoeiras, grutas, cavernas e morros contará com workshops e apresentações musicais de artistas locais e nacionais.

Idealizado pelo músico Rowney Scott, que também é curador e diretor artístico do evento, o festival acontece desde 2010. Toda programação é gratuita e inclui a realização de workshops, onde o público interessado poderá interagir com os artistas. O Festival de Jazz do Capão conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, e do Fundo de Cultura da Bahia. A realização e produção é da Gil & Canella Produções.

Na foto, workshop com Ivan Lins no evento de 2011 | FOTO: Reprodução/Facebook Oficial |

O pianista Ricardo Castro abre a programação musical do festival com um concerto solo, no dia 18 de setembro, às 19h, no Circo do Capão. Na mesma noite, a partir das 20h30, subirão ao palco da Praça, o multi-instrumentista chileno radicado na Bahia, Jorge Solovera, o trompetista Joatan Nascimento, acompanhado do seu sexteto, com o show Back To The 70’s, além de grupos locais, como o Coral do Capão, Bando Passarim e Elixir Tafari, que integram a “Mostra Capão”.

No dia 19, quem abre a noite é o pianista fluminense André Mehmari com um concerto solo no Circo do Capão, às 19 horas. Depois, na Praça, apresentam-se o grupo afro percussivo Aguidavi do Jêje, seguido do acordeonista Toninho Ferragutti e Quinteto e da cantora, compositora, arranjadora e instrumentista Joyce Moreno e trio.

Leia também
Chapada: Confira os artistas que frequentadores gostariam de ver no Festival de Lençóis de 2015
Chapada: Campanha ambiental deve mobilizar turistas durante Festival de Igatu; confira atrações
Chapada: Festival de Jazz do Capão terá concertos de piano no circo; confira novidades
Chapada: Confira programação completa do Festival de Música de Igatu, em Andaraí
Chapada: Festival da Cachaça em Abaíra terá show de Paula Fernandes
Chapada: Festival de Jazz do Capão já tem programação completa; confira as atrações

Show de Letieres Leite no festival de 2013 no Vale do Capão | FOTO: Reprodução/Facebook Oficial |

Segundo Rowney Scott, a edição deste ano traz como novidade a realização de shows dentro do Circo do Capão, até então realizados apenas na praça principal. “Além dos tradicionais workshops, resolvemos levar alguns dos shows para o circo. Serão apresentações mais intimistas, trabalhos artísticos que exigem mais silêncio e concentração”, afirma.

O diretor artístico do Festival informa que os concertos realizados no espaço acontecerão sem atrasos, às 19h. “É importante que as pessoas cheguem cedo, depois de iniciado o concerto, a entrada do público ao local não será permitida”, explica. O Festival de Jazz do Capão já foi palco para atrações, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Ivan Lins, Naná Vasconcelos, Orkestra Rumpilezz, entre outros nomes de peso da música brasileira.

O evento recebe atrações como Ricardo Castro, Joyce Moreno e André Mehmari e tem como mote a preservação ambiental e o respeito à cultura local | FOTO: Montagem do JC |

Sustentabilidade
A questão ambiental é fundamental para os organizadores do Festival. Eles chamam atenção para a importância da preservação da natureza e o respeito à cultura local e recomendam que as pessoas utilizem guias cadastrados para fazer trilhas, não façam fogo na região nem joguem lixo no chão. “O Festival tem que ser uma coisa boa para o Capão como um todo, buscamos conscientizar o público e reduzir os impactos ambientais”, defende Rowney.

A primeira recomendação é que as pessoas tentem evitar o uso de carros particulares para o deslocamento até o Capão, preferindo as linhas de ônibus ou que, ao menos, compartilhem seus veículos. Para os que forem de veículo próprio, recomenda-se que não se desloquem de carro para a praça, para os workshops e, sobretudo, para os concertos. “A ideia é que o evento não altere o clima tranquilo e acolhedor da região”, diz Scott. Texto do Jornal da Chapada com informações da Secult-BA.

Programação completa:
Dia 18/09 (sexta-feira)

Circo Capão
9h30 – Workshop com Luizinho do Jêje
14h – Workshop com Joyce Moreno
19h – Concerto de Ricardo Castro

Praça (a partir das 20h30)
– Mostra Capão: Coral do Capão, Bando Passarim e Elixir Tafari (cada grupo terá 20 minutos para se apresentar)
– Jorge Solovera
– Joatan Nascimento Sexteto

Dia 19/09 (sábado)

Circo Capão
9h30 – Workshop com Jorge Solovera (Guitarra)
14h – Workshop com André Mehmari (Piano)
19 h – Concerto com André Mehmari

Praça (a partir das 20h30)
– Aguidavi do Jêje
– Toninho Ferragutti Quinteto
– Joyce Moreno e trio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas