Ícone do site Jornal da Chapada

Rede social promete a usuários ‘vida virtual’ após a morte; veja como

foto4
No filme “Ela”, o personagem Theodore (Joaquin Phoenix) se relaciona com um software de inteligência artificial | FOTO: Divulgação |

O elixir para a vida eterna ainda não foi descoberto, mas uma nova rede social oferece aos seus usuários uma vida digital imortal. A Eter9 promete aprender sobre a personalidade de seus cadastrados, na medida em que eles compartilham fotografias, links e publicam comentários, e continuar postando para eles depois que morrerem. O site conta com uma forma de inteligência artificial para criar “seres virtuais” que podem interagir com outros usuários. Cada usuário tem uma “cara-metade virtual” baseada em suas publicações anteriores.

Embora a rede social, por enquanto, esteja apenas na fase de testes, em uma versão Beta, ela já tem 5 mil pessoas inscritas. No entanto, grande parte delas se cadastraram apenas pelo caráter bizarro da proposta. A rede social foi criada pelo português Henrique Jorge, um desenvolvedor de softwares. “Estamos tentando criar um sistema de inteligência artificial que aprenda rápido de outras redes sociais, como Facebook, já que as informações contidas na Eter9, no momento, são poucas”, comentou Jorge à rede BBC.

A página da Eter9 ainda acrescenta: “Esta rede tem especificidades que permitem que um ser humano alcance a imortalidade no ciberespaço”. A Eter9 promete tornar possível eternizar os usuários e dar a eles a capacidade de interagir dentro da rede 24 horas por dia, através de um elemento chamado “cara-metade” (ou espelho digital), que fica ativo mesmo enquanto o usuário está off-line. Dessa forma, o usuário pode comentar em publicações e fazer posts a todo o momento, mesmo longe de qualquer aparelho.

“A cara-metade também será responsável pela vida imortal dos usuários. Ela vai absorver todas as informações, de acordo com os posts e comentários dos usuários, e processar essas informações dentro dos limites do conhecimento adquirido. A interação se tornará progressivamente mais eficaz, tendo em conta as informações e as experiências adquiridas, e também a interação entre a parte física e as ligações virtuais”, explicou Jorge à BBC. É possível conhecer sua “cara-metade virtual” antes de morrer, já que o usuário controla o nível de atividade de seu robô particular enquanto vivo, dando a ele a chance de postar na rede enquanto está off-line de carne e osso.

Semelhante ao Facebook, o Eter9 tem um newsfeed que chama de “córtex”, onde as mensagens de outros usuários aparecem. Os usuários podem “sorrir” para os posts dos amigos que lhe agradam – parecido com a experiência de “curtir” do Facebook – e também postar suas próprias fotografias ou comentários. Segundo o criador do site, o nome Eter9 faz referência às quatro primeiras letras da palavra “eternidade” e à expressão “cloud nine”, em inglês, que evoca um sentimento de satisfação. A redação é do site do jornal O Globo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas