Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Terceira edição do Festival da Primavera conta com novidades no local e atrações

foto
Detalhes da programação foram divulgadas pela Prefeitura nesta terça-feira (25), no Palácio Thomé de Souza | FOTO: Reprodução |

A estação das flores em Salvador será recepcionada, pela terceira vez, com uma programação especial que envolve música, gastronomia, esporte e demais manifestações artísticas e de lazer em casa nova. Os detalhes do Festival da Primavera 2015 foram divulgados nesta terça-feira (25), no foyer do Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. Também estiveram presentes a vice-prefeita Célia Sacramento, os secretários de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, e de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, (Sedes), Andréa Mendonça, além de autoridades e imprensa.

O festival será realizado nos dias 19 e 20 de setembro e, no lugar do Rio Vermelho, que está em obras, o Jardim de Alah, cujas intervenções na orla serão concluídas nas próximas semanas, entra como novo palco da programação. Outras novidades desta edição são as oficinas de circo e slackline, o ônibus turístico em parceria com o Salvador Bus, os food trucks, distribuição de abraços e as feiras de artes e de flores. Já a grade musical terá Arnaldo Antunes, Larissa Luz, Paula Lima, Luciana Melo, Babado Novo e Márcio Melo. No total, 16 atrações locais e nacionais irão se apresentar nos dois palcos do festival. O evento conta com patrocínio do banco Itaú.

“A cada ano a gente vai descobrindo novos lugares de Salvador para realizar os grandes eventos e, assim, vão sendo consolidados novos espaços como locais atrativos na nossa cidade. Em função das obras do Rio Vermelho, vamos realizar a terceira edição do Festival da Primavera no Jardim de Alah, que com certeza vai estar devidamente preparado para a beleza desse evento. Além de tudo, a programação é gratuita, como é o espírito dos eventos realizados pela Prefeitura, onde todos aconteceram em espaços públicos. Vai ser um festival interessantíssimo para o soteropolitano e que vai atrair turistas, ajudando a movimentar a economia da cidade”, salientou o prefeito.

Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, o Festival da Primavera 2015, já consolidado no Calendário Oficial de Eventos, será marcado pelas inovações. “Para 2015, as novidades vão muito além da realização do Festival da Primavera em um novo local, mas a adaptação ao novo espaço e trazendo atividades que agregam ao conceito do evento”, destacou.

Manifestações artísticas
Dando o clima da estação, orquídeas, samambaias, bromélias, begônias, calandrias e copos de leite farão parte do cenário do Festival da Primavera, com a Arte Flores. A feira, que reúne artesanato e flores, também terá renda de bilro, objetos em papeis reciclados, peças de roupas, camisetas com diversas aplicações, bonecas, sandálias estilizadas, adereços e adornos femininos e biojoias à disposição da população.

As peças são produzidas por 60 expositores, integrados por grupos de empreendimentos da economia solidária de diversos bairros de Salvador. Os amantes das obras de artes também poderão apreciá-las durante o Festival. O Projeto Arte na Praça se integra à programação, levando uma verdadeira galeria para as ruas, com peças de artistas plásticos baianos, a exemplo de Guache Marques e Daniela Steele.

O circo também vai marcar presença com Companhia Picolino e jovens da Companhia Mirim Picolino. Eles irão ministrar oficinas para o público ensinando técnicas circenses como malabares, monociclo, acrobacia, pirâmides humanas, pulação de corda. As intervenções circenses acontecerão no sábado, das 11h às 17h.

Ainda dentro das novas atrações para o Festival da Primavera, está uma edição especial do Food Park, que contará com 10 carros e três bikes. O funcionamento será das 9h às 19h, com opções desde o café da manhã até o jantar. Quem também estará presente no festival é o pessoal do “Abraço de Águia”, distribuindo um dos maiores símbolos de afeto e carinho.

Esportes
Durante o Festival, a diversão para as crianças está garantida com o Circuito de minibike, semelhante ao que aconteceu na Vila Infantil no Carnaval 2015. Estarão disponíveis minibicicletas do projeto Salvador Vai de Bike, para crianças entre três a sete anos, nas duas manhãs do evento, entre 9h e 12h. O minicircuito funcionará sob a orientação da rede nacional de ciclistas Bike Anjo, especializada em ensinar a pedalar nas ruas com segurança.

Os que ainda não sabem pedalar ou ainda não se sentem seguros para sair com a sua bike, sejam adultos ou crianças, poderão contar com a Escola Bike Anjo (EBA). Quem não tem bicicleta vai poder contar com as laranjinhas, que estarão disponíveis durante a ação. O EBA já atendeu em Salvador aproximadamente 2.000 pessoas desde novembro de 2013, e vem formando novos ciclistas.

Ainda falando de bike, este ano, o Passeio Cicloturístico, que percorre os principais roteiros turísticos de Salvador, estará dentro da programação do festival, no domingo (20). O passeio, com saída do Farol de Itapuã, às 8h30, e chegada à Ponta do Humaitá, será organizado pelo Movimento Salvador vai de Bike, em parceria com o grupo Amigos de Bike, que comemora também seus 10 anos de fundação. Na passagem pelo Jardim de Alah, os ciclistas vindos de diversos municípios da Bahia serão recebidos com música e muita animação, além de uma “guerra de cores”. Todos receberão tinta em pó para participar da brincadeira.

Outras atividades esportivas estarão reunidas no Festival. Na área do coqueiral serão montadas duas fitas de slackline, onde acontecerão apresentações e oficinas das 8h às 11h. Às 14h, será aberta a pista de skate, onde profissionais e amadores poderão fazer performances na rampa. As duas atividades vão acontecer no sábado e domingo. No domingo (20), às 8h, o professor Edson Carvalho vai ensinar as técnicas do Tai Chi Chuan, com exercícios de postura fixa, incluindo o Zhan Zhuang (de pé como uma árvore) e alongamento.

Arnaldo Antunes, Mari Antunes, Márcio Mello e Larissa Luz | FOTO: Montagem/G1|

Turismo e tradição
Os turistas que estiverem na cidade e quiserem curtir o Festival da Primavera poderão ir até o Jardim de Alah gratuitamente. Uma parceria entre o Salvador Bus e a Prefeitura vai proporcionar que o visitante vá sem custo ao evento e ainda possa aproveitar para conhecer pontos turísticos pelo caminho. O roteiro e os hotéis que os ônibus vão passar estarão disponíveis no site do evento.

Após um ano percorrendo diversos pontos da capital baiana, a Feira da Cidade volta para o ponto de partida – o Festival da Primavera. Para comemorar 12 meses de trajetória, o evento itinerante, que reúne gastronomia, antiguidade, moda, música e manufatura, vai fazer uma edição comemorativa com direito a bolo e festa de aniversário. Dentro da programação da feira acontecerá uma ação de grafite ao vivo.

Como parte da tradição do Festival da Primavera, o Cortejo Cultural, percorrerá a área do evento, a partir das 12h do domingo (20), animando o público. Farão parte desse cortejo Grupo Wadô, Orquestra de Fred Dantas, Maracatu, Bonecões em Folia, Paroano Sai Milhó, Filarmônica União dos Artistas – Lira de Bom Jesus e Quabales.

Música
A partir do meio-dia, a música vai dar o tom ao evento, com apresentações de bandas do novo cenário baiano, entre elas Mônica Sangalo, Groovada, O Mundo, Geovana Costa, Pirombeira, Toco Y Me Voy, Nova Saga, Banda Malaô MC’s. As apresentações, que acontecerão em um minitrio,começarão sempre às 12h, como uma preparação para o palco principal.

Já os shows do palco principal vão começar às 17h, aproveitando sempre a bela paisagem do pôr do sol do Jardim de Alah. No sábado (19), o roqueiro baiano Márcio Melo, único presente nas três edições do Festival da Primavera, dá início à programação musical. Em seguida, Larissa Luz traz ao palco duas convidadas de peso, Luciana Mello e Paula Lima. Além de repertório autoral, as cantoras farão homenagens a vozes de mulheres negras, a exemplo de Elza Soares, Nina Simone e Miriam Makeba, entre outras. Larissa fará uma prévia do disco “Território Conquistado”.

No domingo (20), o paulista Arnaldo Antunes será o primeiro a subir no palco, às 17h. O ex-Titãs vai apresentar para os baianos o show Acústico Arnaldo Antunes, com as faixas “A Casa é Sua”, “Se assim quiser” e “Alma”. Arnaldo é conhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando de influências concretistas e pós-modernas. O músico é autor de hits como “Pulso”, “Alma”, “Socorro”, “Não Vou Me adaptar”, “Beija Eu”, entre outros sucessos, em parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Em seguida, sob o comando da cantora Mari Antunes, a banda baiana Babado Novo sobe ao palco para fechar a programação musical. O show vai reunir hits e novas apostas do grupo, relembrando a história da banda criada em 2001. Para encerra a terceira edição do Festival da Primavera, um show de luzes e cores vai tomar conta do céu do Jardim de Alah.

Por problemas na agenda, a dupla Lucas e Orelha, vencedora da segunda edição do programa “Superstar” e convidada para participar do Festival da Primavera, não poderá participar do evento. “Mas o convite continua em aberto para que possam se apresentar em outros eventos promovidos pela Prefeitura”, finalizou ACM Neto.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas