Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana com poucas chances de chuva na Chapada Diamantina; confira previsão

foto
Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste devem predominar o céu parcialmente nublado, com poucas chances de chuvas. São esperadas também as menores temperaturas do Estado, com mínimas podendo chegar aos 12°C | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para os próximos dias na Bahia, que inclui o último final de semana de agosto, continuam sem mudanças significativas, ou seja, a massa de ar seco mantém o céu ensolarado e sem chuvas em grande parte do Estado. Além de deixar o tempo seco, a atuação dessa massa de ar também está contribuindo para elevar as temperaturas em algumas regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte, onde a ausência de nuvens pode colaborar para que estas cheguem a até os 37°C. É importante lembrar que, essas máximas serão mais frequentes no período da tarde, enquanto que, no período da noite, com essa condição de céu claro, estes índices diminuem significativamente, podendo atingir valores de até 15°C (mínimas).

Somado as temperaturas elevadas, os baixos índices de umidade (em torno de 30%) é outro reflexo da atuação dessa massa de ar nessas áreas do Estado. Pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes baixos índices são considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que o ideal seria de, no mínimo, 60%. Com isso, recomenda-se evitar a prática de atividade física no período das 10h às 18h, bem como, se hidratar continuamente, ingerindo água, suco, etc.

Com essa previsão de tempo quente e seco, além da vegetação já ressecada, o risco de ocorrer novos focos de queimadas ou intensificar aqueles já existentes é elevado. Assim, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais. Pois, uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, grandes prejuízos para a região.

Previsão de precipitação | FOTO: Divulgação/Inema |

Mesmo com a atuação dessa massa de ar, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico ainda deverão influenciar o tempo nos próximos dias. Com isso, o predomínio será de céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas e passageiras. Quanto às temperaturas, não são esperadas grandes mudanças, ou seja, continuam variando entre 16°C (mínimas) e 32°C (máximas). Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde o predomínio também será de céu parcialmente nublado, mas com poucas chances de chuvas, são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas podendo chegar aos 12°C.

Maré
Para o período entre os dias 28/08 (sexta-feira) e 30/08/2015 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima entre às 02h e às 04h e entre às 14h e às 16h, com valores variando de 2,1 a 3,1 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 08h e 10h e entre às 20h às 22h, com valores variando de 0,1 a 0,2 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Confira a previsão de temperatura em cidades baianas | FOTO: Divulgação/Inema |

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Uma das características do final do inverno e aproximação da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, a Radiação Ultravioleta. Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, resultando na elevação desses Índices, como os que estão previstos para o período de 28 (sexta-feira) a 30 (domingo), que deverão variar de 09 a 11.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados nas categorias “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10 às 16h. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas