Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: JAM no MAM volta neste sábado em nova temporada

foto
Com patrocínio da Oi pelo FazCultura, apoio cultural do Oi Futuro e patrocínio da Bahiagás, as sessões de jazz na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia comemoram 16 anos | FOTO: Reprodução/Márcio Lima |

A JAM no MAM reinicia suas atividades a partir de setembro em Salvador, com muitas novidades. O projeto, que já tem patrocínio da Oi e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio cultural do Oi Futuro, recebe também o patrocínio da Bahiagás, o que garantirá jam sessions ininterruptas todos os sábados, até fevereiro de 2016. Além disso, haverá transmissões ao vivo pela internet de oito sessões, através do site JAM no MAM. A volta das atividades da JAM no MAM acontece neste sábado (5), a partir das 18h, na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, quando o projeto comemorará também seus 16 anos de atividades.

Foi a parceria com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados que permitiu à JAM no MAM investir na transmissão ao vivo de oito encontros desse segundo semestre de 2015, ampliando ainda mais o alcance e o poder transformador da criação musical feita no projeto, no Brasil e em outros países. As transmissões online serão feitas de 12 de setembro a 31 de outubro por uma equipe coordenada pelos cineastas Sofia Federico e Marcos Povoas. A primeira jam session desse segundo semestre (no dia 05 de setembro), portanto, servirá como teste para toda a equipe e não será transmitida.

Todo esse trabalho envolvendo a infraestrutura técnica das transmissões, inclusive, será acompanhado por alunos da Escola Oi Kabum! Salvador (sete jovens com idades entre 17 e 19 anos), que a partir de novembro ficarão responsáveis pelo registro de todas as jam sessions, pela produção de um clip semanal gravado durante as performances musicais da JAM no MAM (para ser divulgado nas redes sociais) e pela realização de intervenções artísticas durante o projeto. Essa será a primeira vez que a JAM no MAM se associa à Escola Oi Kabum! Salvador, outro projeto beneficiado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.

A banda JAM no MAM
Mas as novidades não param por aí. Além de nova programação visual assinada pelo designer Vicente Queiroz, a partir de agora a “banda base” da JAM – o grupo de músicos que garante o alicerce para todas as performances musicais e improvisações da noite – passa a se chamar pelo nome que já vem sendo conhecido pelos frequentadores do projeto: Banda JAM no MAM! A Banda JAM no MAM é formada por Ivan Huol, Ivan Bastos, André Becker, Rowney Scott, Gabi Guedes, Paulo Mutti, Orlando Costa, Joatan Nascimento e Bruno Aranha.

A JAM no MAM é um projeto da Huol Criações e Produções e acontece todos os sábados do ano a partir das 18h, com ingressos a preços populares (R$ 7 a inteira). O evento acontece na área externa no Museu de Arte Moderna da Bahia, com uma das vistas mais bonitas de Salvador, de frente para o mar. Ponto de encontro garantido de músicos locais, a JAM no MAM garante aos fins de semana baianos uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions. A Banda JAM no MAM sempre abre espaço para que outros músicos, profissionais ou em formação, integrem o “time” de artistas da noite, todos focados em improvisar conjuntamente. Com informações da Secult-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas